O zoológico de Goiânia trás de volta o projeto Zoo Noturno que permite observar animais de hábitos noturnos e conhecer parte dos bastidores do zoo. Neste caso, as turmas noturnas ficam com o privilégio de ver mais de perto esses bichos fascinantes, que têm hábitos observáveis depois que o sol se põe. A experiência é voltada para estudantes do EJA, ensino voltado para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio.
O Zoo Noturno é um projeto de visitas monitoradas ao Parque Zoológico de Goiânia (PZG) com atendimentos realizados pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) exclusivo para estudantes jovens e adultos. Esse núcleo faz parte da Gerência de Inovação, Captação e Projetos Especiais (Geripe), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
O agendamento condicionado ao limite de atendimento do NEA é de, no máximo, 50 estudantes. O Zoo Noturno ocorre de 15 em 15 dias, sempre nas quintas feiras, de abril a outubro, respeitando o calendário da SME.
Os estudantes são recepcionados pela equipe do NEA e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia na portaria do parque e conduzidos até o espaço do Núcleo de Educação Ambiental, onde recebem as orientações e regras para o bom andamento da visita, explicações pertinentes ao meio ambiente e depois, com a ajuda do coordenador da Instituição, são divididos em pequenos grupos (de 15 a 20 estudantes) que serão conduzidos por um integrante da equipe.
É importante salientar que, hoje, o Zoológico mudou sua atividade fim, já que serve de abrigo e santuário ecológico para animais que foram atropelados ou apreendidos em casos de tráfico de animais, encaminhados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
Esse é o caso das raposas do cerrado Mel e Juca. Enquanto ela foi atropelada em estrada, resgatada e tratada no Cetas, ele era criado como pet por fazendeiros mas não se parecia com um cachorro à medida que ia crescendo, essas pessoas buscaram auxilio no Centro de Triagem, que passou a cuidar do bicho. Ambos não podiam mais voltar para a vida nativa, então, agora fazem parte do plantel do Zoo. Infelizmente as raposas do cerrado estão ameaçadas de extinção. Podem ser vistas facilmente no Parque e dificilmente são encontradas em seu habitat natural.
Vale lembrar que Cmeis e escolas municipais, que vão durante o dia, não pagam entrada, mas precisam fazer agendamento pelo 3524-2390.
O restante do público, inclusive escolas particulares, segue as seguintes regras:
– Crianças acima de 5 anos e adultos abaixo de 60 anos sem carteira estudantil: R$ 5,00
– Escolas particulares, escolas estaduais ou de outros municípios, pessoas com carteira estudantil, jovem baixa renda com identificação, acima de 60 anos, professores das redes municipal e estadual com identificação, doadores de sangue com identificação R$ 2,50
– Até 5 anos, pessoa com deficiência e acompanhante e instituições sociais: gratuito
Leave A Comment