Estão abertas até esta terça-feira, 8 as inscrições para o Projeto Ibejada do Orum, que irá oferecer aulas gratuitas de dança africana para crianças do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa, promovida pelo Orum Aiyê Quilombo Cultural, será realizada entre abril e junho e busca proporcionar uma vivência lúdica da cultura africana e afro-brasileira.
O projeto é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Governo de Goiás e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e foi contemplado no Edital de Infância e Cultura nº 01/2024.
As aulas terão início em 12 de abril e serão ministradas aos sábados, das 15h às 18h, e aos domingos, das 10h às 13h, na sede do Orum Aiyê. São 20 vagas disponíveis, com prioridade para crianças negras. O formulário de inscrição está disponível no perfil do projeto no Instagram: @orumaiyecultural
Os cursos serão ministrados pelos artistas beninenses Setchegnon Sokenou e Bruce Codjo Kpade, divididos em dois módulos com foco nas danças Agbadja e Afrobeat. O projeto também conta com suporte especializado para crianças com deficiência (PCDs). Ao final, em junho, será realizada uma apresentação aberta para pais e comunidade.
A produtora Maria Luiza Silva destaca o papel pedagógico da dança para o público infantil. “É uma atividade que fortalece a interação entre as crianças, promove a cooperação, a empatia e a valorização das diversidades culturais. Dessa forma, o ensino da dança na infância não apenas contribui para a formação artística, mas também potencializa habilidades essenciais para o crescimento integral da criança”, destaca.
Leave A Comment