Começou nesta manhã de quarta-feira, 9,  a sincronização dos semáforos dos corredores Castelo Branco-Mutirão e Jamel Cecílio-136. Com o auxílio da tecnologia, os motoristas ganham até 30 segundos em cada ponto semafórico e de cada lado da avenida, o que garante uma ganho de 30% de tempo ao longo da viagem, além de permitir um fluxo melhor dos veículos, evitando longos congestionamentos.

Os novos semáforos inteligentes contam com nobreak e chip que ajudam a evitar falhas e na dessincronização dos aparelhos. Com isso, mesmo que acabe a luz, os aparelhos ficam em funcionamento e evitam transtornos no trânsito. Além disso, foi inaugurada a implantação da terceira faixa nos dois corredores.

A Avenida Castelo Branco, ganhou uma nova alça de acesso à Marginal Cascavel. Antes, os motoristas que vinham do sentido centro-bairro faziam a conversão à esquerda na Rua Jaraguá, que tinha um semáforo de três tempos, e era um grande gargalo na região. Agora, a conversão no cruzamento foi proibida e o novo acesso dá mais fluidez ao trânsito..

A via recebeu toda a sinalização horizontal e vertical, além das obras de geometria para melhorar os pontos de conversão. Além de beneficiar os motoristas, as mudanças também trazem impactos significativos para o transporte coletivo. “Nós queremos que os ônibus andem com mais velocidade. O objetivo é que haja a metronização dos ônibus convencionais e dos BRTs. Ele não vai ficar parando em todo o cruzamento. Ele pega uma onda verde e vai embora. As pessoas vão ver que andar de ônibus é bom. A cidade está sendo pensada para ser controlada pelo transporte coletivo”, destaca o prefeito Sandro Mabel.

Vale lembrar que as mudanças fazem parte do Plano Nova Mobilidade, que foi lançado em fevereiro deste ano com o objetivo de desobstruir as principais avenidas da cidade. O  objetivo é fazer com que Goiânia chegue a 26 corredores, em vias como T-10, T-9, T-7, Mangalô e César Lattes. S

As mudanças no trânsito levaram a criação de 500 vagas de estacionamento em ruas adjacentes à Avenida Castelo Branco. Já na Avenida Jamel Cecílio, foi feito um projeto da construção dos bolsões para estacionamento na calçada. Essa autorização foi um trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, e a execução do projeto, que está sendo realizada pelos comerciantes, vai garantir mais 30 vagas, com conforto e praticidade aos clientes, sem comprometer o tráfego principal.

As vias são monitoradas e as imagens vão para o Centro de Controle Operacional (CCO) , uma iniciativa que amplia a segurança e a mobilidade na capital. A cidade, atualmente, conta com 20 radares distribuídos por vários setores, como Bairro Goiá, Parque Amazônia e Setor Cândida de Moraes, e 12 câmeras PTZ (panorâmicas) instaladas em pontos estratégicos. Até o final de abril, o número de radares passará para 65 e o de câmeras para 24, com previsão de expansão para mais 30 radares e 32 câmeras PTZ no segundo lote do projeto. A meta final é contar com 280 radares e 100 câmeras espalhadas pela cidade, além de quatro radares móveis para apoio às operações de fiscalização.