O hábito de cultivar plantas é capaz de reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a concentração e a produtividade, além de estimular a criatividade, e isso quem comprova são os estudos. Conforme uma pesquisa publicada na revista acadêmica Cities, que entrevistou mais de 6 mil pessoas no Reino Unido, praticar jardinagem pelo menos de duas a três vezes por semana pode proporcionar benefícios como bem-estar, alívio do estresse e inclusão de atividade física na rotina.

Incentivar essa prática benéfica para a saúde física e mental é o compromisso do bazar Estação das Plantas, que foi lançado no Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, há um ano. O projeto que seria uma edição única foi tão bem recebido pelo público que passou a ser realizada com frequência e chegou ao primeiro ano com 12 edições.

Para a próxima edição, em celebração ao seu primeiro aniversário, o bazar traz uma programação especial. Com início nesta sexta-feira (11 de abril), das 10h às 19h, e término no sábado (12), das 09h às 18h, a exposição traz uma variedade de espécies, como cactos, suculentas, orquídeas, rosas do deserto, folhagens e arranjos de kokedamas, entre outros itens, para os amantes de cultivo e jardinagem renovarem o seu jardim ou canteiro de plantas gastando pouco.

Emerson Simeão, organizador da exposição, anunciou que, para esta edição de aniversário, os 100 primeiros visitantes ganharão uma planta de presente. “Estamos muito felizes por celebrar um ano de sucesso do evento, que já conquistou diversos clientes fiéis”, destacou.

De acordo com ele, por serem consideradas as plantas mais resilientes da natureza, as suculentas são ótimas para serem cultivadas em casa. “Elas [suculentas] possuem facilidade de propagação e sobrevivência em solo pedregoso e pobre em nutrientes. Por esse motivo, unido ao fato de serem mais resistentes ao sol pleno e ao calor intenso, são as mais indicadas para quem está começando  no plantio, além de servirem como uma ótima decoração”, informa.