A leitura é uma ferramenta indispensável para o empreendedor. Através dela, é possível adquirir conhecimento, inspiração e ferramentas práticas para enfrentar os desafios do mundo dos negócios. Além de serem acessíveis, é possível aprender novas estratégias, técnicas, insights de empreendedores experientes, especialistas em diferentes áreas e de diferentes lugares do mundo. Confira 23 livros transformadores que empresários de sucesso já leram:
Everton Sabú, sócio-fundador de Jumper! Profissões e Idiomas
Inspiração: Livro “Os segredos da mente milionária” de T. Harv Eker
Insight: Em 2013, o empresário Everton Sabú, economista e sócio fundador da Jumper! Profissões e Idiomas, recebeu a indicação de leitura de um amigo. Em “Os Segredos da Mente Milionária”, ele descobriu mais do que ensinamentos sobre prosperidade financeira, encontrou uma oportunidade para transformar a vida dos franqueados da rede. “Conforme eu lia o livro, algo ficou muito claro: muitos franqueados ganhavam dinheiro, mas não sabiam como administrar”, disse Everton. Essa constatação foi o ponto de partida para um insight: criar um programa de mentalidade financeira especialmente voltado aos franqueados da Jumper. Foi então que dedicou tempo e esforço para estruturar o programa. O treinamento combinava teoria e prática, com um diferencial poderoso: a implementação de um desafio contínuo. A cada encontro, os franqueados apresentavam o dinheiro que haviam conseguido guardar, um hábito essencial para melhorar a gestão de recursos financeiros. Ao longo dos anos, mais de 15 franqueados se tornaram milionários, muitos deles evoluíram para multifranqueados e dois ultrapassaram as expectativas. O programa de mentalidade financeira consolidou também um dos valores centrais da rede, que é oferecer ferramentas e conhecimentos que vão além do negócio, impactando a vida dos empreendedores de maneira ampla e significativa.
Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da Vaapty
Inspiração: “Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia”, de Falconi
Insight: “Seja o melhor do mundo naquilo que você faz, não existem alternativas”, foi uma das frases que mais marcaram o empreendedor durante a leitura. O livro abriu sua cabeça em relação à prioridade de processos contínuos e ensinou a olhar para indicadores. “Isso trouxe a criação do processo de trabalho, da esteira de passagem de bastão, do olhar para cada indicador, para cada equipe e onde estamos falhando, por exemplo”, disse o CEO da Vaapty, líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. Com o aprendizado, ele passou a identificar na empresa se o problema estava na abordagem, na pesquisa ou em oferecer uma demonstração envolvente: “O livro ensina que não é só vender, não é só querer. Você precisa ter processos claros e muito bem definidos, análises e planos de ação que vão trazer os resultados verdadeiros”.
Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil
Inspiração: Livro “Brevidade Inteligente” de Jim VandeHei, Mike Allen e Roy Schwartz
Insight: O livro explora o poder de transmitir informações significativas em poucas palavras. Inspirada por essa abordagem, Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil – empresa especializada em assessoria de imigração que oferece mais de 175 serviços personalizados para brasileiros que pretendem estudar, morar ou empreender na Espanha – reformulou a maneira de enviar comunicados via CRM para a equipe, que conta com mais de 65 especialistas, e também ajustou o estilo das newsletters semanais, que são enviadas às terças e quintas-feiras para os clientes. Antes, os comunicados eram mais longos. Após a leitura do livro, ela passou a revisar os textos de forma mais eficiente, utilizando técnicas de leitura dinâmica.
Vanessa Vilela, CEO da Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais
Inspiração: Livro ‘O Segredo da Mente Milionária’, de T. Harv Eker
Insight: Após a leitura do livro, a empreendedora Vanessa Vilela passou por uma transformação em sua mentalidade, o que lhe permitiu superar barreiras e limitações que antes impactavam suas conquistas. Ela aprendeu a controlar sua mente, palavras e ações, o que foi essencial para alcançar os resultados que buscava. Além disso, Vanessa também passou a implementar ajustes importantes nos processos internos da empresa, no mix de produtos e nas estratégias de marketing, com o objetivo de atingir as metas e resultados desejados.
Camila Miglhorini, fundadora e CEO da Mr. Fit
Inspiração: “Julie & Julia”, de Julie Powell
Insight: a história de Julie, que se propôs a cozinhar todas as receitas do livro da Julia Child, inspirou a Camila Miglhorini, fundadora e CEO da Mr. Fit, a pensar sobre a importância da paixão e da dedicação no que se faz, além do poder de conexão que a comida tem. “O insight que tive foi sobre a necessidade de trazer mais autenticidade e história para os nossos produtos. Decidi que deveria não apenas vender, mas também compartilhar a jornada e a inspiração por trás de cada criação”, diz a CEO. Com isso, desenvolveu uma série de vídeos curtos que mostram a origem dos ingredientes, os processos de produção e as histórias das pessoas envolvidas, como, por exemplo, no dia das mães, em que fez vídeos com as mães dos funcionários do Mr. Fit. Isso não só fortaleceu a sua marca, como também criou uma comunidade mais engajada e conectada com o que faz.
Alexandre Ravani, CEO e fundador da PróRir
Inspiração: livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg
Insight: Após ler o livro em 2021, entender que os hábitos podem ser transformados foi revelador para Ravani e ele percebeu a importância de levar esse conceito para atender os pacientes em relação aos cuidados dentários. Com base nesse insight, Ravani implementou um programa de conscientização na clínica, que visa educar as pessoas sobre a importância da higiene bucal e a adoção de hábitos saudáveis. Ele criou um sistema de lembretes e incentivos, como descontos em serviços para aqueles que têm práticas regulares de cuidados dentários. Isso não só aumentou a frequência das consultas, mas também melhorou a saúde bucal dos pacientes da PróRir.
Angelo Max Donaton, CEO e fundador da Lavô
Inspiração: Sonhe, acredite e faça, de Edmar Castelo, Leandro Castelo e Leonardo Castelo
Insight: A obra narra a trajetória dos empresários visionários Leandro e Leonardo Castelo, que começaram vendendo produtos de limpeza em uma Kombi velha e criaram um negócio bilionário com mais de duas mil franquias. Para Angelo Max Donaton a obra é uma inspiração de vida e principalmente nos negócios.“ O livro traz depoimentos de muita gente fera do mercado e realmente é bem inspirador. Nos convida a olhar as coisas por um outro prisma, além de trazer dicas importantíssimas e ser um conteúdo motivacional muito grande”, afirma o CEO.
Rafael Schinoff, CEO da Padrão Enfermagem
Inspiração: Livro “O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter
Insight: O livro aborda a liderança servidora e a importância de criar um ambiente de trabalho fundamentado em valores sólidos e na colaboração. E essa filosofia foi decisiva para o Rafael Schinoff moldar o modelo de franquias da rede em 2010. Ao perceber que o crescimento sustentável do negócio dependia de um modelo de gestão eficiente e replicável, teve esse insight de expandir a marca através do franchising. Estruturou processos, criou treinamentos e estabeleceu padrões operacionais para que outras pessoas, alinhadas ao propósito, pudessem atuar com os serviços em novos mercados. Esse marco foi crucial para a evolução da rede, que, desde então, tem se consolidado como uma operação comprometida com a excelência e a humanização no setor de saúde.
Lucas André, CEO e fundador da Fast Tennis
Inspiração: Livro “O jeito Harvard de ser feliz” – Shawn Achor,
Insight: A obra é um experimento empírico em que o autor chega a conclusão de não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso. Esse era o insight que Lucas André precisava para entender que a felicidade precede o êxito e o exercício físico é uma forma eficaz de alcançar a felicidade. A partir disso, a empresa se empenha em trabalhar o indivíduo como um todo, não só na força de trabalho. A qualidade de vida não é de fora para dentro, é de dentro para fora. O colaborador só pode fazer o seu melhor na empresa se estiver bem consigo mesmo. As pessoas só dão o que transborda nelas. Então, vamos transbordar qualidade de vida.
Rosane Argenta, CEO e sócia fundadora da Saúde Livre Vacinas
Inspiração: Livro “Abílio – determinado, ambicioso, polêmico”, de Cristiane Corrêa
Insight: O livro aborda os pilares fundamentais para alcançar sucesso pessoal e profissional, com ênfase no aprendizado contínuo, autoconhecimento e autocontrole. Ele ensina como lidar com desafios de forma produtiva, aprender com os erros e manter um olhar atento e próximo ao negócio, reforçando a importância de estar presente em todas as etapas. Para Rosane Argenta, CEO e sócia fundadora da rede, a obra trouxe ensinamentos que têm sido aplicados à gestão da Saúde Livre Vacinas. Inspirada pelos conceitos do livro, ela busca evitar discussões improdutivas e culpar terceiros, preferindo adotar uma postura objetiva, com foco em criar passos simples e eficazes em vez de realizar reuniões extensas e pouco práticas.
Priscila Aguiar, CEO da Academia Gaviões
Inspiração: Livro “O Essencialismo”, de Greg McKeown
Insight: O autor ensina que, como empresário, é fundamental focar no que realmente importa e eliminar o que não agrega valor. O livro oferece ferramentas para ser mais produtivo ao priorizar o essencial e aprender a dizer “não” para as distrações. Esse conceito foi muito útil para Priscila na gestão da Academia Gaviões. Ela aprendeu a concentrar esforços no que é importante para o negócio: garantir uma boa experiência para os alunos, treinar uma equipe qualificada e expandir de forma planejada. Ao aplicar esses ensinamentos, a CEO conseguiu otimizar o tempo, delegar melhor e tomar decisões mais assertivas, o que foi crucial para o crescimento da franquia.
Guilherme Mauri, sócio-fundador e CEO da Minha Quitandinha
Inspiração: Livro “Os Líderes Comem Por Último (Leaders Eat Last)”, de Simon Sinek
Insight: logo após a leitura do livro, em 2024, Guilherme Mauri percebeu a importância de criar um Círculo de Segurança (Circle of Safety), onde todos da equipe se sintam protegidos e apoiados, de modo a enfrentarem desafios externos com confiança e foco. “O sucesso não vem apenas da performance técnica, mas da capacidade de cuidar uns dos outros. Essa abordagem gerou um ambiente onde cada colaborador sabe que seu bem-estar importa, permitindo que todos atuem com maior energia e foco. Como resultado, a Minha Quitandinha viu um aumento na produtividade, na retenção de talentos e no engajamento coletivo, contribuindo diretamente para o crescimento exponencial da empresa”, afirma Mauri.
Leandro Souza, presidente do Grupo Impettus
Inspiração: “Sonho Grande”, de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira
Insight: Inspirado pelo livro “Sonho Grande”, que narra a trajetória dos fundadores do 3G Capital (responsável por empresas como AB InBev, Kraft e Burger King), Leandro Souza, presidente do Grupo Impettus, comenta que adotaram a filosofia de “sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”, e, por isso, decidimos sonhar grande. No dia a dia da holding, aplicamos alguns conceitos extraídos da obra, especialmente no que diz respeito à produtividade e eficiência, utilizando técnicas baseadas nos ensinamentos de Vicente Falconi. Essas práticas foram direcionadas para simplificar a operação das nossas cozinhas, otimizando processos e aumentando a eficiência produtiva. Com isso, reduzimos etapas desnecessárias e aprimoramos o tempo de entrega dos pedidos, garantindo uma experiência mais ágil e satisfatória para nossos clientes.
Luis Fernando Carvalho, CEO da Homenz
Inspiração: Livro “O Corpo Fala”, de Pierre Weil e Roland Tompakow
Insight: Desde que terminou o livro, Luís Fernando Carvalho, CEO da Homenz, passou a enxergar a comunicação de uma forma mais ampla e estratégica dentro da própria empresa. Ele aprendeu que, muitas vezes, a linguagem corporal transmite mensagens mais fortes do que as palavras. Isso impactou diretamente a forma como ele conduz a equipe e interage com os clientes. A partir disso, passou a valorizar a postura, que transmitia segurança e confiança, e ensinou sua equipe a se posicionar de forma firme, acolhedora e atenta. Além disso, implementou treinamentos focados em gestos e expressões faciais, como sorrisos genuínos e contato visual, para criar uma conexão mais forte com os pacientes. Nos momentos de vendas, passou a dar atenção à comunicação não-verbal, utilizando gestos sutis que demonstram empatia, como inclinar o corpo ao ouvir o cliente ou evitar cruzar os braços. No ambiente corporativo, começou a observar mais a linguagem corporal durante reuniões e feedbacks, o que o ajudou a perceber sinais de desconforto ou dúvidas, promovendo um ambiente mais aberto e confortável.
Leonardo dos Anjos, Diretor de Franquias da Anjos Colchões & Sofás
Inspiração: Livro “Os Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker
Insight: Enquanto lia a obra, uma frase chamou a atenção de Leonardo dos Anjos, diretor de franquias da Anjos Colchões & Sofás: “O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas, nem se esquivar ou se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade”. Para ele, essa reflexão mostra que o verdadeiro segredo do sucesso está na resiliência, persistência e determinação em seguir em frente, mesmo quando as coisas parecem difíceis. O livro também o ensinou muito sobre pensar positivo, que somos feitos de energia. Conforme o executivo, sua programação de energia positiva conduz os seus pensamentos. Pensamentos conduzem a sentimentos, sentimentos conduzem suas as ações e as suas ações é que irão conduzir o seu resultado.
Fritz Paixão, CEO e fundador da CleanNew
Inspiração: Livro “O monge que vendeu sua Ferrari”, Robin Sharma
Insight: A obra, que apresenta soluções eficazes para os problemas que todos enfrentam no dia a dia, é inspiração de vida e recomendação de Fritz Paixão. “O livro retrata a história de um advogado poderoso que vendeu uma Ferrari e foi conhecer os monges do Tibete. Por meio de metáforas, o escritor conduz a uma reconstrução interior para que possa despertar a verdadeira força motivadora dos grandes empreendedores”, explica o empreendedor.
Fábio Xavier, diretor de franquias da Airlocker
Inspiração: Livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, Carol Dweck
Insight: para o executivo, a obra, que aborda o universo da psicologia aplicada ao desempenho, cria um embasamento para qualquer empreendedor que busque o desenvolvimento dos seus negócios e, principalmente, de si mesmo. A partir da leitura, ele passou a entender a importância de um mindset de crescimento. Ou seja, da mentalidade de que se nos esforçamos e nos dedicarmos o suficiente, não haverá chances de fracasso. Hoje a Airlocker, primeira franquia brasileira de armários inteligentes totalmente autogerenciáveis, aplica esse conceito na cultura organizacional.
Felipe Buranello, CEO e fundador da Maria Brasileira
Inspiração: Oportunidades Disfarçadas, do Carlos Domingos
Insight: O livro, baseado em histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades, é indicado para quem está começando a empreender, porque mostra na vida real as barreiras e a dureza que é apostar no próprio negócio. São exemplos que mostram a resiliência de fundadores de empresas que investiram em uma ideia ou plano, porém não deu certo. Para Buranello, as pessoas têm dois caminhos a seguir: se revoltar com tudo e nunca mais querer empreender e começar trabalhar de empregado em algum lugar ou tentar se adaptar ao que o mercado está falando com ideias e propostas para continuar empreendendo. O executivo destaca que às vezes você tem uma oportunidade disfarçada na sua frente e não a vê por estar com uma ideia fixa na cabeça e esta talvez pode não ser a melhor coisa no momento. Porém, é na oportunidade disfarçada que pode estar o caminho para fazer acontecer.
Marco Lisboa, CEO e fundador de 3, 2, 1 GO!
Inspiração: Walt Disney: o triunfo da imaginação americana, por Neal Gabler
Insight: O livro mostra um outro lado do Walt Disney. Diferente do que as pessoas pensam, mesmo sendo o criador dos maiores parques do mundo, ele não tinha aquela personalidade de “tio”, muito pelo contrário, tinha um temperamento difícil mas era obstinado e queria ir atrás dos seus sonhos. Ele também chegou a perder muito até alcançar seu tão sonhado estúdio de animação. “O que realmente veio de encontro com minha filosofia, foi ele se importar em ter uma comunidade mais unida, com tecnologia e sobretudo ecológica. Através do livro, apliquei a empatia com os franqueados, aprendi a servi-los, com base no humanismo”, disse o CEO de 3, 2, 1 GO, rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagem completas para os parques de Orlando e outros destinos nacionais e internacionais.
Juciano Massacani, fundador e CEO da GraalSeg
Inspiração: O Monge e o Executivo, por James C. Hunter
Insight: O livro aborda as temáticas de liderança e desenvolvimento pessoal, mostrando que o verdadeiro líder atua com base no serviço ao outro, na empatia e na construção de relacionamentos, em vez de apenas por meio da autoridade. “Todos os princípios indicados na obra ressoam com a minha visão de como construir um negócio sustentável e com um impacto positivo. Inspirado na leitura, adotei uma postura de total transparência nas trocas, priorizando as necessidades da equipe e dos franqueados da rede. Além de atendê-los prontamente, dedico tempo à mentoria individualizada, compartilhando experiências. Eu também implementei reuniões mensais e um trabalho individualizado com as lideranças para aprofundar o propósito da empresa. Outra mudança foi o desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade onde promovemos discussões sobre o tema em brainstormings e criamos auditorias frequentes nas unidades franqueadas, gerando planos de ação personalizados para garantir que todos cultivem essa mentalidade em suas operações”, diz Juciano Massacani, fundador e CEO da GraalSeg, referência em Segurança e Medicina do Trabalho.
Victor Puerta, CEO e fundador da Heimdall Group
Inspiração: Meu sangue amarelo: o sucesso não aceita preguiça, de João Adibe Marques
Insight: O livro narra a infância e adolescência de Adibe, marcadas por desafios e obstáculos. Nascido em uma família humilde, enfrentou diversas dificuldades financeiras, mas em vez de se deixar abater, decidiu lutar para mudar sua realidade. “Vivemos em um país onde, frequentemente, buscamos inspiração em grandes nomes internacionais do empreendedorismo, enquanto deixamos de valorizar os nossos próprios exemplos de sucesso. Foi exatamente isso que me fez escolher este livro. Ele me marcou porque escancara uma verdade que muitos evitam encarar: não existe sucesso sem esforço. O livro traz a história de empreendedorismo do próprio autor, que mostra a força do empreendedor brasileiro que constrói com as próprias mãos, sem atalhos. A forma como ele conta os desafios, as decisões difíceis e a disciplina inegociável me fez repensar minha postura diante das minhas próprias metas. Também me lembrou que o sucesso exige entrega, constância, responsabilidade, e que o orgulho de vencer deve vir junto com a consciência do caminho percorrido. Enfim, é um livro que ensina, provoca e, acima de tudo, inspira”, diz Puerta
Cristiano Correa, CEO de Ecoville
Inspiração: “Metanoia”, de Roberto Trajan
Insight: Metanoia significa expansão da consciência, uma mudança de modelo mental apoiado em metodologias de gestão que conduz a uma nova maneira de olhar a realidade e garante grandes resultados excelentes. A obra ensina a administrar empresas, para que ela se torne uma organização de sucesso, por meio de um modelo de liderança consciente e ético que recupera a motivação da equipe, dialoga com clientes e colaboradores e se diferencia para encontrar seu lugar único no mercado. “Entre vários os insights, o que mais me chamou atenção é sobre criar uma empresa única. Seja para o mercado, ou para as pessoas que trabalham nela, focada em uma cultura forte de resultado e que gera mais felicidade nesse processo”, diz o CEO de Ecoville, maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil.
Vítor Vasconcellos, sócio e CEO da Social Express
Inspiração: Capitalismo Consciente: Como Libertar o Espírito Heroico dos Negócios, de John Mackey e Raj Sisodia
Insight: Nesta obra literária, os autores descrevem a importância da dedicação dos líderes e do comprometimento dos demais profissionais com essa proposta inovadora, para o bem da realidade corporativa e da sociedade como um todo. Para Vítor Vasconcellos, o livro o fez enxergar que a Social Express não entrega apenas trajes finos, mas participa de momentos importantes na vida das pessoas. “Reforçar esse propósito nos levou a cuidar melhor dos nossos clientes, da equipe e dos parceiros, criando uma experiência mais humana, equilibrada e memorável”, comenta o CEO.
Leave A Comment