O Governo de Goiás iniciou, nesta quinta-feira (10/4), uma nova etapa do programa Para Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero, com a entrega das primeiras 60 escrituras gratuitas a famílias beneficiadas em Palmelo e Orizona, sendo 30 em cada município. A ação marca a ampliação dos benefícios oferecidos pelo Estado, garantindo, além da casa própria sem custo, a documentação definitiva do imóvel, sem qualquer cobrança.

A iniciativa é executada por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Anteriormente, o custo com a obtenção da documentação de propriedade era das famílias.

Coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado pontuou que a política habitacional está ampliando os benefícios aos contemplados. “Goiás é o único estado em que a casa é faixa zero, ou seja, sem custo algum para o beneficiário. Aquelas famílias que realmente precisam passam a ter acesso à sua casa própria e, agora, também às escrituras”, destacou.

Presidente da Agehab, Alexandre Baldy ressaltou que a meta é entregar escrituras a todas as mais de 3,4 mil famílias já contempladas com moradias a custo zero em todo o estado. “No passado, as pessoas pagavam pela casa e ainda tinham que arcar com os custos da escritura. Agora, não. Além das casas sem qualquer boleto ou promissória, as escrituras também são entregues sem custo nenhum aos proprietários”, reforçou.

O secretário de Infraestrutura, Adib Elias, acrescentou que a meta estabelecida pelo governador Ronaldo Caiado é alcançar 10 mil famílias contempladas com moradias dignas totalmente gratuitas até o fim de 2026. “Vamos intensificar parcerias e acelerar obras para alcançar esse objetivo. É um projeto social com alcance real e impacto direto na vida das pessoas”, afirmou.

A entrega das primeiras escrituras emocionou moradores como Zélia Maria da Conceição, de 66 anos, beneficiária em Palmelo. Ela comemorou o fim da insegurança quanto à posse do imóvel. “Hoje é um dia muito importante para nós. Receber essa escritura é a consagração de um sonho. Agora ninguém pode me tirar da minha casinha. Estou feliz demais”, comemorou.