O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta quarta-feira (1º/09), 45 pás-carregadeiras do Mecaniza Campo. O programa do Governo de Goiás visa melhoria da infraestrutura dos municípios, com a recuperação da malha viária, especialmente em estradas vicinais. Representantes de 42 prefeituras assinaram termos de cessão de uso do maquinário, com valor unitário de R$ 289,9 mil, totalizando um investimento de R$13.045.500,00. Vanuza Valadares, de Porangatu, representou os gestores, ao receber de forma simbólica as chaves de um dos veículos.
Os recursos são oriundos da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), destinados por emenda da bancada federal goiana na legislatura anterior (2014-2018). Caiado exaltou o trabalho conjunto para fazer o recurso chegar à ponta, beneficiando a população. “É uma luta desde quando era senador da República e deputado federal. Conseguimos resgatar um valor significativo e, hoje, concluímos 240 municípios com entrega de equipamentos no decorrer do nosso mandato”, salientou. “Nunca alguém conseguiu o que a nossa bancada conseguiu. Graças a este sentimento de unidade conseguimos desenvolver o Estado como um todo.”
O governador destacou o padrão de qualidade técnica das pás-carregadeiras. “São todas de primeira linha, com cabine refrigerada”. O benefício “dá um socorro enorme aos prefeitos, facilita para eles poderem atender demandas, principalmente agora que vamos chegar ao período de chuvas, a partir do mês de outubro, época de plantio”, disse Caiado.
O vice-governador Lincoln Tejota exaltou as parcerias que edificam soluções permanentes para problemas que afligem os municípios, a partir de “uma gestão coerente, precisa e bem-feita”. “Estamos trabalhando com todos os prefeitos, de todos os partidos, para entregar um Estado melhor do que encontramos”, arrematou.
O maquinário será operado por técnicos indicados pelas prefeituras. Conforme previsto no programa, eles passaram por treinamento teórico e prático na última quinta-feira (26/08), na sede da Seapa, para executar serviços de infraestrutura, como a conservação de estradas vicinais. “Este é um trabalho essencial, sobretudo para o pequeno produtor, o produtor familiar, porque dá segurança e facilita o escoamento da produção”, diz o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. “Além disso, melhora a vida de todos que utilizam essas vias, seja para trabalho ou lazer.”
Presidente da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Nelson Vieira Fraga Filho pontuou que a entrega era um compromisso do Governo Federal e que o papel da instituição é ajudar Estado e municípios a levar o desenvolvimento às pessoas, bem como dos parlamentares é fazer com que o recurso chegue ao seu objetivo. “O mais importante nessa reunião de hoje é fazer aquilo que o governador tem falado muito: entregar Goiás ao povo. Nós assumimos também a responsabilidade de entregar a Sudeco de volta ao povo do Centro-Oeste”, pontuou
A líder da bancada goiana no Congresso Nacional, deputada federal Flávia Morais, destacou a “força política” de Caiado para que a emenda, de 2018, não fosse perdida após tantas dificuldades. “Tenho certeza que o senhor jamais deixaria perder esses recursos para Goiás”. Para ela, o momento representa a “paixão que cada um dos prefeitos e lideranças tem por suas cidades, e a de parlamentares, governador e vice pelo Estado de Goiás. Parabenizo os atores destas conquistas, que chegam a cada instante aos municípios, que é onde nosso cidadão vive.”
“Minha região, antes, era terra do nem e de ninguém. Hoje temos um governador que reconhece o Entorno e faz coisas que nunca foram vistas há muitos anos, em função da sua atuação firme, honesta, transparente”, frisou Wilde Cambão, ao falar em nome de todos os deputados estaduais.
Representando a Federação Goiana dos Municípios (FGM) e os gestores contemplados, o prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, parabenizou Caiado pela forma “democrática e respeitosa” com que trata os municípios. “São a ponta da corda. O problema da saúde, do asfalto e da educação está em nossa porta e o senhor é sensível a essa situação”, sublinhou. “Muitos ainda não foram contemplados, nossos deputados. Ajudem-nos para que possamos fazer um trabalho bonito em nossos municípios”, solicitou o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlão da Fox.
Foram beneficiados os municípios: Alexânia, Alto Paraíso, Aragarças, Aurilândia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Cabeceiras, Caiapônia, Campos Verdes, Catalão, Cavalcante, Ceres, Cezarina, Damianópolis, Goiatuba, Gouvelândia, Ipiranga de Goiás, Itapaci, Itarumã, Jandaia, Luziânia, Maurilândia, Morrinhos, Mossâmedes, Nova Veneza, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Ouvidor, Palminópolis, Panamá, Porangatu, Porteirão, Posse, Quirinópolis, Sanclerlândia, Santa Tereza de Goiás, São Domingos, Simolândia, Trombas e Uruaçu.
Leave A Comment