Comemorado no Brasil em 21 de setembro, o Dia da Árvore tem marco significativo na capital. Como parte das comemorações , a Prefeitura de Goiânia lança, nesta terça-feira (21/9), às 9h, Programa de Recomposição da Malha Verde da cidade . A iniciativa prevê o plantio de 46 mil mudas de espécies nativas do Cerrado em áreas verdes que perderam parte da cobertura vegetal, no entorno de nascentes, em locais degradados e às margens de córregos e ribeirões.
A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
“Queremos lembrar, no Dia da Árvore, da importância da preservação do nosso patrimônio natural, mas com uma ação efetiva, que vai perdurar ao longo de todo o ano e com impacto muito positivo sobre a recomposição da arborização da cidade”, afirma o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.
Comandado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), o lançamento do programa contará com o plantio de 200 árvores na Lagoa Vargem Bonita, dando início às atividades de recuperação da cobertura vegetal da cidade. Segundo o presidente da Amma, Luan Alves, a iniciativa leva uma série de benefícios à capital.
“As árvores são fundamentais para a amenização do clima da cidade, evitando a formação de ilhas de calor, e para a qualidade do ar que respiramos. Além disso, as árvores auxiliam a absorção de água no solo, abastecendo os lençóis freáticos e contribuindo com a regularidade das chuvas”, declara o presidente.