A Prefeitura de Goiânia lançou nesta terça-feira (21/9), Dia da Árvore, programa que visa atingir a marca de 1 milhão de exemplares plantados até 2024 fim da atual gestão do prefeito Rogério Cruz. Em ações distintas da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e da Companhia de Urbanização (Comurg) já serão iniciados os plantios de quase 100 mil árvores na capital.
O Programa de Recomposição da Malha Verde da cidade, iniciativa da Amma, prevê o plantio de 46 mil mudas de espécies nativas do Cerrado em áreas verdes que perderam parte da cobertura vegetal, no entorno de nascentes, em locais degradados e às margens de córregos e ribeirões (Veja lista abaixo). O lançamento será as 9 horas na Lagoa Vargem Bonita, quando serão plantadas 200 árvores dando início às atividades de recuperação da cobertura vegetal da cidade.
Já a Comurg promove plantio e manejo de 50 mil sementes para o paisagismo sustentável nos espaços públicos urbanos das espécies: cambui, ipê rosa, pau ferro, sibipiruna, cassia chuva de ouro, balsamo e ipê amarelo, Cássia de São João, resedá e urucum .