Nesta sexta-feira,24, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e  DEM ( Democratas) selam aliança para eleições de 2022 apoiando o democrata e  atual governador Ronaldo Caiado. O evento será no Tatersal de Elite da Pecuária de Goiânia, onde emedebistas pretendem dar uma demonstração de força, com expressiva presença de militantes. Caiado estará presente e deve oferecer a candidatura de vice- governador ao presidente do partido Daniel Vilela.

A militância emedebista referenda as 146 cartas (no total eram 160) apresentadas por diretórios municipais do partido favoráveis a aliança e apresentadas na quinta-feira, 16 de setembro, pelo presidente da sigla, Daniel Vilela, na reunião da Executiva, em Goiânia. . A composição também foi ratificada por 27 de 28 prefeitos emedebistas de Goiás. A exceção é do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha.

Em agosto, o governador Ronaldo Caiado esteve na sede do diretório estadual do MDB e convidou a agremiação a fazer parte da chapa majoritária para a eleição de 2022. A oferta da vice-governadoria para Daniel Vilela prepara o lançamento de seu nome para as eleições municipais de 2024 quando receberia o apoio dos democratas. Em uma possível senatoria Daniel teria forte campanha contra si e poderia carregar o peso que acometeu outras lideranças que mal chegavam ao Senado, saiam a disputar outro pleito. Iris Rezende já foi vítima de tal ação e por último Vanderlan Cardoso.

Sobre a decisão, Daniel Vilela não hesita em afirmar que seu pai, Maguito Vilela, aprovaria o caminho escolhido pelo MDB. “Meu pai tinha uma leitura apurada do momento histórico e já defendia esta tese de união política há algum tempo”, twittou, após conceder entrevista ao jornalista Almiro Marcos do portal Metrópoles. Dando o fato por consumado, ele finaliza o post: “já acompanhei de perto muito da história politica daqui de Goiás e do Brasil. Vamos em frente!