As cidades do Rio de Janeiro e do Distrito Federal resolveram flexibilizar  o uso de máscaras em locais públicos. As autoridades levaram em conta o percentual de vacinação em cada cidade, normas como o distanciamento social, tipo de ambiente e avaliação de especialistas. O governador do Rio, Claúdio Castro, sancionou o  texto na manhã desta quinta-feira,28.

A Prefeitura do Rio disse que vai publicar nesta quarta-feira (27) um decreto para tornar opcional o uso de máscaras em ambientes abertos da capital, já que atingiu 65% da população com esquema vacinal completo. Mas a medida só pode valer depois que as regras do estado entrarem em vigor.

Das 104 mortes por Covid registradas nas últimas 24 horas no estado, a maior parte foi na cidade do Rio. A Secretaria Estadual de Saúde diz que as máscaras serão liberadas em ambientes abertos nos municípios que tenham mais de 65% da população completamente imunizada ou 75% do público alvo – as pessoas a partir de 12 anos. A Secretaria afirma também que as máscaras continuarão obrigatórias em lugares fechados ou abertos onde houver aglomeração.

Um decreto do governo do Distrito Federal, onde morreram 19 pessoas por Covid nas últimas 24 horas, também flexibilizou o uso de máscaras em ambientes ao ar livre. A medida só começa a valer a partir do dia 3 de novembro.