Quem passa pela BR-153, na altura do km 498, já percebe as estruturas grandiosas que são as vigas metálicas que começam a dar forma ao Viaduto Lauro Belchior (Viaduto da Enel), que liga a Avenida Ribeirão Preto (Jardim Novo Mundo) a Rua 117 (Setor Leste Universitário). O içamento das duas primeiras vigas do viaduto foram içadas entre a noite desta sexta-feira (19/11) e madrugada do sábado (20/11).
O secretário de Infraestrutura Urbana, Fausto Sarmento, acompanhou o içamento. Ele explica que “utilizamos um guindaste de 500 toneladas para esse içamento. Após essa ação, conseguimos entregar o viaduto em breve, já que parte da fundação já está toda implantada, as vigas de aço estão sendo instaladas e em seguida vem o asfalto”. As vigas do viaduto compõem estrutura mista com longarinas metálicas e demais elementos em concreto armado.
A superestrutura é constituída por oito vigas metálicas de cerca de 54 metros de comprimento e altura de 2,5 metros cada, vão central de 41 metros e dois balanços adjacentes de 6,17 metros. Ainda, 0 metros de largura, duas pistas com largura de 16 metros, quatro faixas de rolamento a passarela de pedestres em toda a sua extensão, com largura de 2 metros de cada lado. O peso total da estrutura metálica é de 301.728,59 kg.
O tráfego de veículos nesse ponto da BR-153 não será bloqueado durante todo esse período de trabalho, funcionando intermitentemente, sempre com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
O viaduto deve receber cerca de 2,5 mil veículos por dia e desafogar o trânsito, além de facilitar a ligação de mais de 30 bairros da Região Leste com o Centro de Goiânia. São bairros que não contam com entradas viárias, apenas a Avenida Anhanguera.
“As obras estão acontecendo, estamos trabalhando em toda a cidade. Neste final de semana, estamos dando mais um grande passo para a consolidação desse viaduto tão importante para a população que representa mais uma alternativa viária para melhorar o trânsito da nossa Goiânia”, completa o prefeito da capital, Rogério Cruz.
Os trabalhos de içamento continuam neste final de semana (20 e 21), das 22h às 4h, com programação condicionada à condição climática