Goiás recebeu na noite desta sexta-feira,14, o primeiro lote de vacinas pediátricas contra covid-19. Chegaram 44.300 doses que serão distribuídas imediatamente para a cidades do interior. Dados do IBGE mostram que o Estado tem 726 mil crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. O governo goiano decidiu aplicar as vacinas para crianças na faixa de 11 anos e seguirá um critério decrescente de idade.

Esta é a primeira remessa das 4,3 milhões de doses pediátricas da Pfizer (Comimaty) que devem ser entregues ao Governo Federal ainda em janeiro. O lote chegou ao país na quinta-feira,13. O Ministério da Saúde espera receber até o final de março 20 milhões de doses da vacina infantil. No total serão, além das doses entregues em janeiro, 7,3 milhões em fevereiro e 8,4 em março.

Goiânia conforme levantamento da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conta com 120 mil crianças aptas para receber a primeira dose pediátrica do imunizante. !Conforme preconizado em Nota Técnica, as doses não serão administradas junto com outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado, por precaução, um intervalo de 15 dias”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes, salientando que os 15 postos de vacinação vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem agendamento.