O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), localizado em Goiânia, foi criado para suprir uma demanda que há anos se arrastava, sem solução, em Goiás, a estruturação de um serviço de pediatria que atenda crianças e adolescentes de forma integral, universal e equânime, sendo referência na área. “Fomos transferidas para cá e estou encantada com o atendimento. Aqui é um ótimo hospital, melhor do que particular”, relatou Luzineide da Silva Sousa, de 36 anos, que está com a filha de menos de três meses de idade internada na unidade de saúde.
Ao inaugurar o Hecad, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), entrega um hospital que vai oferecer o zelo e a dedicação que as novas gerações merecem. Com a missão de impactar vidas, positivamente, a unidade absorve a demanda de pediatria, antes concentrada no Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) que, agora, é destinado, exclusivamente, a atendimentos de neonatologia e obstetrícia, por meio do Hospital Estadual da Mulher (Hemu).
Durante a inauguração do local, o governador Ronaldo Caiado destacou que a qualidade dos aparelhos e equipamentos aliada à capacidade e eficiência da equipe multiprofissional fará do Hecad referência. “Este hospital vai ser uma escola. Aqui, vão vir alunos do Brasil todo, para aprender com vocês”, projetou.
Com o novo hospital, não são somente os pacientes que estão se sentindo acolhidos, o ambiente estruturado e equipado motiva os trabalhadores a exercerem suas funções com excelência. A supervisora de Enfermagem Camila Ribeiro de Amorim faz questão de reforçar a importância da instalação da unidade. “Esse hospital tem cara de criança, e isso traz conforto durante o tratamento. As mães acompanham todo o processo, seja na enfermaria, UTI e até no centro cirúrgico, tornando o atendimento humanizado”, observou.
Já a gastropediatra do Hecad e presidente da Sociedade Goiana de Pediatria (SGP), Marise Tofoli, pontuou a relevância da unidade especializada no cuidado da saúde da população goiana. “Sou servidora pública da SES-GO há 10 anos e agora vejo a evolução da saúde voltada às crianças e adolescentes, com esse serviço de qualidade”. A médica classificou a inauguração do Hecad como um marco para Goiás. “Agradeço ao governador e a toda gestão da secretaria por alavancar a pediatria no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado”, parabenizou.