O filme brasileiro “Manhã de Domingo”, de Bruno Ribeiro, venceu nesta quarta-feira o prêmio Urso de Prata de melhor curta-metragem da 72ª edição do Festival de Berlim. O cineasta quis dedicar o prêmio à mãe, que morreu durante a pandemia de coronavírus e que era a maior apoiadora de seu sonho de fazer cinema.

Ao receber o prêmio, Ribeiro agradeceu à sua equipe, ao Festival de Berlim “pela experiência” e às demais equipes responsáveis pelos curtas-metragens. “Esses dias foram maravilhosos por conta das trocas que tivemos”, disse Ribeiro, que descreveu os filmes que viu durante o festival como “especiais e poderosos”.

“Manhã de Domingo” mostra uma jovem pianista negra prestes a se apresentar em seu primeiro grande recital. No entanto, um sonho com a falecida mãe desestabiliza sua mente e seu coração, colocando em risco a apresentação.

Urso de Ouro (em alemãoGoldener Bär) é o prêmio de maior prestígio do Festival de Berlim e um dos mais importantes prêmios de cinema do mundo. É entregue desde o ano de 1951 para a melhor obra do ano, escolhida pelo júri internacional. Desde 2007 também é entregue para a melhor curta-metragem do ano.

Urso de Ouro

O Urso de Ouro

Descrição A melhor obra do ano
Apresentação Festival de Berlim
País  Alemanha
Primeira cerimónia 1951 (71 anos)
Sítio oficial

A estatueta foi criada pela artista Renée Sintenis.

Brasil ganhou seu primeiro troféu em 1998, com Central do Brasil, de Walter Salles. Na ocasião, Fernanda Montenegro também foi agraciada com o prêmio de melhor atriz. Em 2008, depois de dividir a crítica (alguns críticos aclamaram o filme como uma “verdadeira obra-de-arte” enquanto para outros se tratava de um filme fascista), Tropa de Elite (2007) trouxe novamente a estatueta para o Brasil.