O Hospital Veterinário da Escola de Veterinária e Zootecnica ( EVZ) da Universidade Federal de Goiás (UFG) conta, a partir desta semana, com um posto de vacinação antirrábica permanente. O programa é fruto de parceria  entre Universidade Federal de Goiás (UFG) por meio da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ), Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Centro de Controle de Zoonoses de Goiânia.  Os atendimentos são realizados em um consultório exclusivo, com acompanhamento permanente de médicos veterinários residentes pelos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Praps).

A meta é proteger 1.400 animais, no ano de 2022, com uma proporção de seis cães vacinados para cada gato vacinado (a população canina é numericamente superior à dos gatos). “Trabalhamos seguindo rigoroso protocolo de biossegurança para garantir a saúde dos pets e de seus tutores. Primamos pelo atendimento ético, cuidadoso, altamente qualificado e em consonância com os preceitos de saúde animal e saúde pública”, diz o professor responsável pelo projeto na EVZ UFG, Álvaro Ferreira Júnior.

O estado de Goiás está inserido no bioma Cerrado e parte do seu patrimônio ambiental é composto por canídeos silvestres. Em Goiás há mais de 130 mil propriedades rurais, 246 municípios, 1,4 milhão de cães e mais de 120 mil gatos e é uma referência em ações para a preservação do bioma Cerrado. O serviço veterinário estadual atua orientando os produtores rurais sobre a vacinação antirrábica dos bovinos, por meio dos  Centros de Controle de Zoonoses e da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), da Secretaria Estadual de Saúde, atuando  de forma consolidada na prevenção da raiva de cães, gatos e humanos.

Confira os critérios para vacinação
– Ser da espécie canina e felina
– Idade superior a 3 meses
– Estar saudável (sem sinais de doenças)
– Fêmeas gestantes e lactantes deverão aguardar a desmama dos filhotes para serem vacinadas.

Atendimentos: de segunda-feira à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h; às sextas-feiras, das 13h às 16h