Filmes, oficinas de arte, palestras, workshop, marcam programação que o Governo de Goiás anunciou hoje, na abertura da solenidade alusiva as comemorações do mês da mulher. O calendário do governo tem encerramento previsto para dia 31 de março.

Cmemorado no domingo, dia 8, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama e coordenadora do Grupo Técnico Social de Goiás, Gracinha Caiado, participaram da cerimônia que também foi prestigiado pelo vice-governador Lincoln Tejota e sua esposa, a vereadora Priscilla Tejota, dentre outras autoridades.

Um governador descontraído disse do protagonismo que a mulher alcançou na sociedade, através de anos e anos de uma luta louvável, pelo reconhecimento principalmente de sua capacidade de trabalho. “Tanto que, em meu governo, elas não só estão presentes, como são amplamente atuantes. A exemplo da primeira-dama Gracinha e de todas minhas secretárias. E é meu papel como governante lutar diuturnamente para garantir mais dignidade e respeito às mulheres goianas”, afirmou Caiado.

Com números, Caiado comprovou como a presença feminina é importante para a estrutura administrativa. De um total de 87.251 servidores ativos, 53% são mulheres, sendo 71% das profissionais com curso superior. Elas ocupam 663 postos de chefia e direção em todos os níveis do governo.

Ao elogiar a atuação de todas as servidoras da gestão, o governador fez deferência a cada uma de suas auxiliares do alto escalão: a primeira-dama Gracinha Caiado (Gabinete de Políticas Sociais e Presidente da OVG), Lúcia Vânia (Desenvolvimento Social), Andrea Vulcanis (Meio Ambiente), Cristiane Schmidt (Economia), Fátima Gavioli (Educação), Juliana Diniz (PGE), Vanusa Valadares (Ceasa) e Adryanna Caiado (OVG). “Todas elas são exemplos de dedicação e capacidade realizadora e ocupam posições estratégicas na gestão do Estado”, ressaltou.

Já Gracinha enfatizou que a data faz refletir sobre a importância da mulher em todos os espaços da. “No Estado de Goiás, cerca de 60% dos servidores são mulheres, ou seja, elas são a força que movem nosso Estado”, comenta. A primeira-dama lembrou que, desde o primeiro momento, o governador Ronaldo Caiado deu destaque às mulheres, colocando-as à frente de algumas das mais importantes pastas. “Sabia que não seria diferente. Esse evento marca o início do mês dedicado à valorização das mulheres, mas, em Goiás, nós buscamos fazer isso, cada vez mais, em todos os dias.”

Em nome das auxiliares do primeiro escalão, a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, discursou fazendo um retrospecto de seus 30 de atuação no Congresso Nacional, que confundem-se com as lutas para garantir que os direitos e os espaços das mulheres fossem consagrados em lei.

“Construímos um amplo arcabouço legal para combatermos a assimetria e violência de gênero. Temos trabalhado para consolidar a cidadania que as mulheres conquistaram na Constituição. Avanços que fizemos, combatendo na sociedade os traços de uma cultura patriarcal, quando não flagrantemente misógina. Infelizmente ainda temos muitas barreiras para uma participação igualitária na sociedade. O maior desafio é cultural e é também esse viés que reduz a efetividade da Lei Maria da Penha. É lamentável que ainda estejamos chorando as mortes de tantas mulheres vítimas de feminicídio”, refletiu Lúcia Vânia.

A secretária elogiou a iniciativa do governador de lançar o Pacto Goiano pelo Fim da Violência contra a Mulher. Também elogiou Caiado por depositar confiança em suas secretárias de Estado.
“É um governador que está à frente do seu tempo, que não titubeou em nenhum momento em trazer mulheres para constituir seu primeiro escalão, entregando as mais importantes pastas de seu governo. Caiado encontrou nestas mulheres parceria, comprometimento e o reconhecimento de que homens e mulheres são iguais em deveres e direitos, em competências e responsabilidades”, afirmou, reconhecendo também o papel da primeira-dama Gracinha neste cenário. “Se o governador tem a confiança de trazer oito mulheres para seu alto escalão, é porque ele tem essa referência forte e competente dentro de casa”, disse.

Um dos destaques no lançamento foi a presença do palestrante motivacional Júlio César Franco, considerado um dos 20 melhores do Brasil, com 17 anos de atuação em organizações dos setores público e privado. A programação do evento teve ainda a homenagem “Mulheres Extraordinárias de Goiás”. Recebem a honraria uma militar, uma educadora e uma artista.

Uma das homenageadas a tenente-coronel Kedma Pinheiro Mascarenhas Lemos participou de duas Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), no Timor Leste, durante três anos e fez parte da primeira equipe a implantar o modelo de Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás. Com 30 anos de serviços prestados à PM, ela hoje é subcomandante de ensino dos colégios da Polícia Militar de Goiás.

Já Vani Maria de Paiva leciona voluntariamente no assentamento de Canudos, no município de Campestre de Goiás. Atuou quase 15 anos como professora, grande parte desse tempo na rede estadual de ensino. Hoje é aposentada e voluntária no Projeto Alfabetização em Família.

Ana Luísa Arantes Negrão, bailarina do corpo de baile do Itego em Artes Basileu França, estuda balé na instituição do Estado de Goiás desde os 5 anos e agora, aos 15 anos, tem extenso currículo de premiações em festivais nacionais e internacionais de dança, representando Goiás.

A quarta homenageada, dona Venceslina Pereira Moura, de 80 anos, comoveu a todos os presentes durante o evento. Moradora do Centro de Idosos Sagrada Família da OVG, ela dedicou grande parte da sua vida ao trabalho voluntário, principalmente no auxílio com crianças e adolescentes com dependência química ou em situação de vulnerabilidade.