O programa “Cozinha Escola”, que visa a transformação social com gastronomia de qualidade e a capacitação e profissionalização gratuita inicia nova etapa na cidade de Rio Quente. Inicialmente para associados, o projeto agora ganha novo formato e será aberto à comunidade por meio de parcerias com Prefeituras dos municípios da região, entidades do Sistema S e outras instituições. O primeiro contrato assinado foi com a Prefeitura da cidade de Rio Quente, responsável pela seleção dos participantes que iniciaram o curso no dia 21 de março.
 Para os gestores das cidades envolvidas a gastronomia é um pilar importante do turismo. Criamos o Cozinha Escola no ano passado e colhemos bons frutos internamente. Agora, vamos levar todo esse conhecimento para a comunidade, de forma gratuita, para formarmos novos profissionais capacitados para esse segmento. A ideia de firmar parcerias com as prefeituras e instituições é para que isso traga mais empregabilidade e estímulo aos que moram próximo a tantos empreendimentos turísticos”, disse  Laini de Melo Silva, gerente  de Experiência eTalentos Humanos do programa.
O treinamento gratuito de Cozinha Básica ensinará Conceitos básicos da cozinha, Técnicas de corte, Preparação e apresentação, Montagem de pratos a La Carte, Noções básicas de confeitaria, Preparação de drinks e bebidas. Cada curso oferecerá 10 vagas, para pessoas maiores de 18 anos, com ensino fundamental cursando ou completo, e acontecerá na Prefeitura da cidade ou no espaço Cozinha Escola Rio Quente Resorts, com duração de 3 meses.
A divulgação dos cursos e vagas serão sempre feitas pela Prefeitura, entidade e/ou instituição parceira, que também será a responsável pela seleção dos candidatos. “Já estamos próximos de fechar uma parceria com a cidade de Morrinhos para que mais cursos do segmento de Alimentos e Bebidas sejam oferecidos em breve. Também estamos conversando com outras cidades do entorno e instituições para que possamos ampliar ainda mais o número de alunos e possibilidades”, reforça a gerente.