A  Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), lança, na quarta-feira (15/06), às 07h, no Setor Universitário, a segunda etapa do projeto Disque-Árvore, consiste no plantio de árvores nativas do Cerrado em calçadas, por equipe especializada da Amma, mediante solicitação do morador.
O Disque-Árvore nasceu em junho de 2021 e, em sua primeira edição, alcançou a marca de 5.534 plantios. Para a execução da nova etapa, a equipe passa por capacitações. O objetivo é ultrapassar os plantios da edição anterior, com o apoio da população.
Segundo o presidente da Amma, Luan Alves, “alguns pontos foram otimizados, e agora contamos com mais tecnologia no processo, que prevê o georreferenciamento das novas árvores”. Luan explica que isso possibilita o mapeamento dos pontos que precisam de reforços, além de atualizar as estatísticas e estabelecer novas metas
O presidente lembra que a participação do cidadão é imprescindível para o sucesso do projeto. “Além do contato para o plantio, é preciso que o morador siga nos cuidados com a planta, uma vez que a muda é cultivada em sua porta.
A solicitação pelo Disque-Árvore agora é feita via WhatsApp (62) 99639-7495. O cidadão responderá formulário do Google,  enviará dados pessoais e fotos da calçada. Os técnicos da Amma avaliarão as condições do local, e indicarão a melhor espécie.
A partir disso, o plantio será agendado e, na data e local estipulados, equipe o realizará de forma correta, e orientará sobre os cuidados. Além de definir a nova dinâmica de solicitação, a equipe receberá novo treinamento, para capacitação desde a indicação da espécie adequada para cada local, até o plantio.
Na tarde desta segunda-feira (13/06), equipes de Educação Ambiental, Arborização e Operacionais da Amma estarão no Viveiro Samambaia para conhecer os exemplares e, posteriormente, realizar o treinamento em calçadas próximas, previamente acertado com os moradores, que receberão os respectivos plantios.
A van do programa foi reformada, e está plotada com o novo telefone. Cada técnico sairá para os plantios com um kit composto por cavadeira, perfurador, makita, enxada, compostagem, estaca e gradil (cerca de madeira usada para proteger a muda).
Os moradores também serão orientados sobre como fabricar um gotejador feito a partir de garrafa pet, técnica que permite que a muda permaneça sempre úmida, sem a necessidade de irrigação constante, e assegura reciclagem de resíduos e maior praticidade e eficiência durante o crescimento da árvore.