No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado neste 28 de junho, será marcado por ações que visam conscientizar o respeito à diversidade. Uma dele será o lançamento da Cartilha LGBTQIA+, pela prefeitura da capital em parceria com a Ordem dos Advogados de Goiás (OAB-GO), cujo. texto traz os direitos da população. Outras ações são relacionadas à oferta de emprego, vagas em cursos profissionalizantes, atualização de cadastro em programas sociaisEdit With Fusion Builder, além de retificação de prenome e gênero.

Na  Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, sediada Rua 99, no Setor Sul, os serviços são prestados à comunidade das 9 às 16 horas. Também lá será lançado o Projeto Pivô, que visa à empregabilidade das pessoas trans. A iniciativa começa pela oferta de vagas para auxiliar administrativo a candidatos em situação de vulnerabilidade social, preferencialmente que ainda não tenham experiência profissional.

O objetivo é que as parcerias se estendam a outras empresas, de forma a ampliar as oportunidades à comunidade trans. Além da oferta de emprego, haverá vagas em cursos profissionalizantes gratuitos, ofertados pelo Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Quanto aos serviços, a secretaria disponibiliza a retificação de prenome e gênero, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), sem a necessidade de agendamento prévio. Haverá, ainda, atualização do Cadastro Único (CadÚnico) a quem já fez retificação de prenome e gênero, porém, ainda encontra-se com o cadastro desatualizado.

Para os dois atendimentos, não é necessário agendamento prévio. Basta que a pessoa leve documento de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência.