A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) orienta os municípios que já dispuserem de doses da Coronavac a iniciarem a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 3 a 4 anos de idade. Os municípios desabastecidos vão receber as doses de acordo com a população nessa faixa etária a partir de quinta-feira (21/7). Já as crianças a partir de 5 anos de idade continuarão sendo imunizadas com a vacina Pfizer pediátrica, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).
A população de crianças na faixa etária de 3 a 5 anos informada pelo MS ao Estado corresponde a um total de 314.488 crianças. Desse total, 45.456 crianças de 5 anos de idade receberam ao menos uma dose do imunizante e outras 59.974 ainda precisam ser vacinadas. Na faixa etária de 3 a 4 anos, devem ser atendidas 209.058 crianças.
A superintendente de Vigilância em Saúde, em substituição, Cristina Laval, afirma que o estoque da Central Estadual de Rede de Frio da SES e da maioria dos municípios é suficiente para garantir a aplicação das duas doses das vacinas utilizadas – o intervalo entre elas é de 28 dias.
A Prefeitura de Goiânia  começou, nesta quarta-feira (20/07), a vacinação de crianças de 03 e 04 anos contra a Covid-19. Neste primeiro momento, o imunizante é ofertado apenas a crianças imunossuprimidas dessa faixa etária, com o preenchimento de autodeclaração disponível no ImunizaGyn. Para esse público, estão disponíveis 71 salas de vacinas em todos os sete Distritos Sanitários de Saúde da cidade, com horário de funcionamento das 08h às 17h.
Para liberação de todas as crianças de 03 e 04 anos, a SMS aguarda o recebimento de mais doses para, assim, ampliar a vacinação, levando em consideração que a estimativa em Goiânia é de um público de 38.665 crianças, sendo 19.304 com 03 anos e 19.381 com 04 anos.
No ato da vacinação, os responsáveis devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação da criança, um documento, o comprovante de endereço, e a autodeclaração para crianças imunossuprimidas. Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher autorização para que outras pessoas acompanhem a criança. O documento está disponível na página do ImunizaGyn, no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).
Além das crianças de 03 e 04 anos, as unidades de saúde de Goiânia seguem com aplicação da primeira dose da vacina em todas as pessoas com 05 anos ou mais, e a segunda dose, considerando o fabricante e intervalo a partir da primeira aplicação.