Gustavo Mendanha,  candidato ao Governo de Goiás pelo Patriota, apresentou propostas em seu programa eleitoral para melhorar a qualidade do ensino na Rede Estadual.
Para levar Goiás a liderança do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) o governadoriável aposta na transformação de 147 unidades escolares em ensino de tempo integral. O objetivo é oferecer reforço escolar, atividades extracurriculares e práticas esportivas.
Em Goiás são 960 escolas estaduais, sendo que 714 são de ensino médio, destas, apenas 199 são de tempo integral, correspondendo a 21% do prometido há quatro anos, que era 50%.
De acordo com o Instituto Sonho Grande, o Estado possui entre 136 e 204 escolas com pelo menos 30% de ociosidade e com potencial para ampliação na cobertura de ensino médio integral.
Outra proposta é a implementação de colégios militares, principalmente, em regiões de maior vulnerabilidade social.
Dentro do seu plano de governo consta ainda iniciativas de valorização do educador, da implementação da estratégia correta para a alfabetização, fortalecimento do ensino fundamental e reestruturação do ensino médio. Outro ponto de atenção à educação é sobre a política de valorização da Universidade Estadual de Goiás.
“Dos Cmeis a UEG, vamos investir em educação, porque sabemos que essa é a base do desenvolvimento”, afirma Mendanha.