Com a antecipação do período chuvoso, uma força-tarefa conjunta entre Amma, Comurg e Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) faz a retirada de jamelões nos principais pontos de acidentes de trânsito da capital. A ação é coordenada de forma a evitar impactos no meio ambiente e garante a retirada e garantia da segurança nas vias. A prefeitura realiza, ainda, a poda vertical das árvores para evitar a incidência e queda dos frutos.

Hoje, 25, as equipes estão na na Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás. Cerca de 70 árvores da espécie deverão ser removidas. A extirpação dos jamelões já está autorizada, uma vez que Comurg realizou, em anos anteriores, o plantio de novas mudas na via, que já estão na fase adulta.

De acordo com o Plano Diretor de Arborização Urbana de Goiânia (PDAU), de 2007, a cidade possuía 1.257 árvores de jamelão, por amostragem. De janeiro até agosto de 2022, mais de 350 jamelões haviam sido retirados das vias públicas. Todas as remoções foram em locais de maior incidência de acidentes.

A população pode solicitar serviço de limpeza da via e registrar reclamações sobre jamelões em canteiros centrais por meio do telesserviço da Comurg: (62) 3524-8555 ou WhatsApp, pelo número: (62) 9 8596-8555. Será feita a análise para extirpação, poda e a varrição no local de incidência de queda dos frutos.

A Prefeitura prepara, ainda, o relatório técnico para retirada imediata de jamelões na Avenida Antônio Fidélis, no Parque Amazônia. Nesta via, todas as árvores dessa espécie devem ser extirpadas.