O  Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) abrigada na chamada “Casa Rosada”, na Praça Cívica, em Goiânia, abre agenda para comemorara os 90 anos desta entidade civil e sem fins lucrativos tem como principal função preservar a memória do Estado por meio de um rico acervo de documentos, fotografias, livros, obras de arte, entre outros. Um dos homenageados, o governador Ronaldo Caiado foi agraciado com o diploma de sócio mantenedor do instituto.
“O Instituto tem cumprido sua função de mostrar a importância da cultura de todo o nosso povo e de preservação da nossa história”, afirmou. O chefe do Executivo estadual também foi presenteado com um exemplar da última edição da revista do IHGG e prestigiou a exposição das obras do geógrafo e professor Horieste Gomes. “Como governador, continuarei apoiando o instituto, para que alavanque a cultura em Goiás”, garantiu Caiado.
O IHGG foi inaugurado em outubro de 1932, na antiga Vila Boa, onde funcionou no Palácio da Instrução, que foi totalmente reformado pelo Governo de Goiás em 2021. Mais tarde, a sede foi transferida para um dos prédios históricos de Goiânia. “Esse prédio é a primeira construção do setor Sul de Goiânia. Fechamos uma parceria com uma cooperativa para restaurar o local e aqui chegamos aos 90 anos do instituto, o que é um marco significativo, salientou o presidente do IHGG, Jales Mendonça.
Na programação que celebra os seus 90 anos, o IHGG promove ainda palestras, apresentação cultural e uma série de homenagens a personalidades que contribuíram para a consolidação de sua trajetória.
Reconhecida como entidade de utilidade pública estadual pelo Decreto-Lei n° 1.202, de 08/04/1939 e de utilidade pública municipal pela Lei Municipal n° 8.170, de 5 de julho de 2003, a instituição é composta por 50 membros, entre patronos e membros titulares, além de sócios eméritos, beneméritos, honorários, correspondentes e correspondentes internacionais. Os decanos são o escritor e folclorista Bariani Ortêncio e a escritora e historiadora Ana Braga.