O distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia, sedia neste fim de semana a etapa final do Circuito Gigantes do Araguaia. O evento deve atrair pelo menos 400 competidores de vários estados que disputam mais de R$ 190 mil em prêmios. A primeira etapa foi realizada em Nova Crixás. A pesca esportiva é uma das apostas da autarquia com o objetivo de alavancar a economia nos municípios goianos.
A largada dos competidores acontece este sábado (22/10), a partir das 7h30, no Porto Canoeiros. Até às 18hs as equipes devem retornar com os vídeos de medição e soltura dos peixes capturados, já que o circuito é 100% pesque e solte. Entre as espécies que contarão pontos estão a piraíba, pirarara, cachara/pintado, bargada, tambaqui, dourada/apapá, caranha, cachorra, matrinxã, barbado e mandubé.
O Vale do Araguaia é um dos principais destinos de turismo de pesca no Brasil. Pioneiro na pesca esportiva, o distrito de Luiz Alves conta com rede hoteleira estruturada e uma grande oferta de guias de pesca das espécies piraíba e pirarara, conhecidas como “Gigantes do Araguaia”.
Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o segmento náutico e de pesca é um dos primeiros a se recuperar após a pandemia, ajudando na retomada da indústria turística no Estado. “Estamos investindo no segmento por acreditar que ele é um dos principais motivadores de turistas para regiões consideradas piscosas no Brasil, como rios e lagos, e posicionar Goiás no mercado. Vamos colocar de fato a região do Vale do Araguaia no conhecimento do Brasil”, afirma.
De acordo com os organizadores, mais de 8 milhões de pessoas praticam a pesca esportiva no Brasil, injetando mais de R$ 1,2 bilhão nos destinos de pesca esportiva. Além disso, os pescadores esportivos são comprometidos com a preservação do meio-ambiente e com o desenvolvimento das comunidades ribeirinhas.
Como contrapartida ao apoio do Governo de Goiás, a preservação do ambiente e das espécies da fauna, flora e ictiofauna serão os temas abordados pelos organizadores nas palestras para alunos da rede pública de Luiz Alves. O objetivo é mostrar a importância da preservação de rios e lagos e, também, o papel da pesca esportiva dentro deste cenário, além de destacar que o peixe vivo vale muito mais para a economia.