Mesmo sem a definição da data exata para retomada do comércio, shoppings e galerias do pólo de confecção e moda já estão preparados para volta de forma segura do comércio

Seguindo orientação das autoridades de saúde, o comércio na Região da 44, em Goiânia, continua fechado ao público. As atividades estão suspensas desde o dia 19 de março, quando foi publicado o primeiro decreto do governo do estado estabelecendo medidas de isolamento social para combate e controle da pandemia da Covid-19. Porém, neste período de fechamento shoppings, galerias e hotéis do polo comercial, o segundo maior do Brasil em distribuição de moda, já estão se adequando para uma retomada de forma segura.

Tapetes com ação desinfetante, instalação de mais dispersores de álcool em gel, fornecimento de máscaras para todos colaboradores dos empreendimentos e lojistas e medidores de temperatura infravermelho. Essas são algumas medidas que já estão sendo implementadas em muitos dos empreendimentos da 44. “Estamos na expectativa para a avaliação por parte da prefeitura dessas medidas que sugerimos, e que são baseadas em orientações amplamente preconizadas pela OMS [Organização Mundial Social] e o Ministério da Saúde, para uma reabertura segura a todos. Mas sabemos que reabrindo hoje, amanhã ou semana que vem, essas ações preventivas farão parte da rotina da região. Por isso os empreendimentos da 44 já estão preparados para voltar ao trabalho de forma totalmente responsável”, afirma Jairo Gomes, presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44).

O Estação da Moda Shopping, um dos empreendimentos localizado na Região da 44, passou esses últimos 30 dias aperfeiçoado seus protocolos sanitários. O centro de compras instalou em suas quatro entradas lavatórios e tapetes higienizadores, onde os clientes poderão higienizar as mãos com água e sabão antes de entrar nas lojas e limpar o solado dos sapatos. O empreendimento também terá funcionários medindo a temperatura com termômetro infravermelho de cada pessoa que chega. Dentro do shopping foram espalhados mais pontos com dispensadores de álcool em gel para funcionários e também clientes. A praça de alimentação foi reorganizada e a quantidade cadeiras e mesas foram reduzidas para um distanciamento seguro.

Herlinton Masson, superintendente do Estação da Moda, explica que o centro de compras já tem características estruturais favoráveis como amplos corredores, área de circulação espaçosa e um teto alto, que além de proteger do sol ou da chuva, permite a ventilação natural. “Essa é uma particularidade muito importante, pois o sistema de ar condicionado acaba sendo um vetor de poeira e sujeira, principalmente se não passar pela manutenção adequada”, pontua o superintendente, que informa ainda que o shopping irá distribuir mais de mil máscaras para colaboradores e lojistas.

*Máscaras*
Produzir mais de cinco mil máscaras que serão distribuídas gratuitamente para lojistas, clientes e colaboradores, este é o objetivo do Mega Moda Shopping e o Mega Moda Park, outros dois grandes empreendimentos na região, que também já adotaram protocolos sanitários mais rigorosos como instalação dos tapetes higienizadores, ampliação dos pontos com dispenser de álcool gel e outras medidas. “Quando o governador sinalizou que o uso das máscaras seria obrigatório, já nos mobilizamos para produzir essas peças”, afirma Thâmara Zaia, gerente de Marketing do Mega Moda.

As máscaras começaram a ser produzidas na semana passada por cinco costureiras no Clube de Costura do Mega Moda Shopping, duas delas são voluntárias do projeto “Mais um sem dor”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As peças são confeccionadas por tecidos doados pelas lojas Amarelo Mix, Salvatore, Clariô, Gesú Moda Evangélica, Laura Ferreira Moda Feminina.

E as máscaras de proteção também já fazem parte da rotina de outro empreendimento na Região da 44. Os poucos colaboradores do Shopping Gallo, que seguem trabalhando nas áreas administrativas e de manutenção, já fazem uso regular do acessório. A administração do centro de compras informa que já está confeccionando mais máscaras para os demais funcionários, para quando for definida a volta aos trabalhos, já aqueles que têm mais de 60 anos ou tenham alguma comorbidade que se enquadra nos grupos de risco seguirão de quarentena. A administração do Shopping Gallo informa ainda que já está elaborando um manual de boas práticas sanitárias e que será distribuído para todos os seus 337 lojistas.

*Informação*
Além da ampliação dos protocolos sanitários já citados anteriormente, o Araguaia Shopping, que também abriga o Terminal Rodoviário de Goiânia, investiu muito em informação. A administração implantou em pontos estratégicos totens com dispersores de álcool em gel e orientações sobre prevenção e sintomas da Covid-19.

Como abriga a rodoviária, o centro de compras recebeu medidas diferenciadas, além do aumento dos pontos com dispensers de álcool gel, foram implantadas barreiras restringindo o acesso às plataformas de embarque, permitindo somente o acesso de passageiros com bilhete de passagens, para evitar a aglomerações. “Observando a preocupação não só dos nossos clientes como da população em geral com esse novo vírus, a administração do complexo resolveu adotar essas medidas a fim de tranquilizar, informar e transmitir mais segurança aos nossos usuários”, afirma superintendente do Araguaia Shopping, Fábio Leal.