Em videoconferência a Primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, Gracinha Caiado  apresentou o novo Caderno de Oficinas Temáticas, que já começará a ser trabalhado pelos professores da Gerência Social da OVG a partir desta terça-feira (8/11). O novo caderno, detalha o  trabalho com os estudos de caso, trazendo exemplos de situações cotidianas do trabalho da Assistência Social, para  discussões e reflexão sobre as práticas do nosso dia a dia em 21 oficinas diferentes.
Desde maio de 2020, quando se iniciaram as videoconferências com as primeiras-damas e os trabalhadores sociais, foram 491 encontros, entre Debates Sociais, Minicursos e Oficinas, alcançando 245 municípios goianos atendidos, com 23,5 mil certificados emitidos e mais de 3,1 mil pessoas capacitadas. O trabalho de qualificação dos municípios se dá por meio da parceria entre OVG, SEDS e GPS, tendo sido produzidos 13 cadernos de trabalho, com temas relacionados ao dia a dia dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
As oficinas e minicursos ocorrem de forma virtual, são gratuitos para os municípios que desejem participar e têm certificação para os trabalhadores sociais.
Gracinha Caiado  informou também sobre a Operação Nordeste Solidário, que envolve áreas como infraestrutura, social e saúde, para evitar desastres, reduzir possíveis danos e garantir a segurança de toda a população dos 70 municípios que correm riscos em meio ao período chuvoso que se aproxima.  A operação é baseada no tripé preparação, resposta e reconstrução, com foco em áreas mais vulneráveis, fornecendo, primariamente, acolhimento e assistência às pessoas.
Ainda nos informes, a primeira-dama do Estado falou sobre a necessidade de realizar o cadastro de uma nova senha do cartão do programa Mães de Goiás. Essa mudança de senha é obrigatória e o prazo para fazê-la seria até hoje, 7 de novembro, mas prorrogamos até a sexta-feira, 11 de novembro.
Gracinha Caiado também anunciou, durante a live com as primeiras-damas e trabalhadores sociais, o início da distribuição dos brinquedos da campanha Natal do Bem. Na quarta-feira (9/11), acontece, na sede da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego)  o lançamento oficial da iniciativa.
O Natal do Bem envolve o trabalho em equipe da OVG, GPS, Secretaria de Estado da Retomada e GoiásTurismo, além de parceria com as prefeituras dos 246 municípios goianos. “Este ano vamos continuar trabalhando em conjunto para que os brinquedos do Natal possam chegar a todos os cantos do Estado de Goiás. Como todos os projetos que fazemos, sempre em diálogo com as equipes municipais pois só conseguimos chegar a quem mais precisa”, afirmou.
O ponto de distribuição para os municípios será a sede da Iquego, no Bairro Ipiranga, em Goiânia. Os técnicos do Gabinete de Políticas Sociais entrarão em contato com cada prefeitura para agendar dia e horário para a retirada dos brinquedos. Entre os itens que vão fazer a alegria das crianças goianas em vulnerabilidade estão carrinhos, bonecas, bolas de vôlei e bolas de futebol.
Gracinha Caiado anunciou ainda que o Natal do Bem no Centro Cultural Oscar Niemeyer será aberto no próximo dia 29 e vai até 1º de janeiro de 2023, funcionando de terça-feira a domingo, das 18h às 23h. A programação inclui show com o Padre Fábio de Melo e Família Lima. A festa terá 800 mil pontos de luz e atrações como Parada Natalina, Vila de Natal, espaços interativos com personagens vivos e espetáculos culturais gratuitos. O CCON fica às margens da BR-153 e da GO-020, na região Sul de Goiânia.