Dentro do Programa ReViva Goiânia, que tem o objetivo de recuperar a região do Centro e de Campinas, devolvendo à população espaços que eram utilizados para convivência e que ao longo do tempo ficaram subutilizados, a prefeitura de Goiânia começou o processo paisagístico da Praça do Cruzeiro ( Praça Comendador Germano Roriz), no setor Sul.

O local, que passa por grande reestruturação estrutural e paisagística comandada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), recebe um ajardinamento mais moderno com árvores nativas, palmeiras, gramado e plantas resistentes e coloridas.

Na primeira etapa os servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia cuidaram da limpeza incluindo a retirada de todo calçamento e gramado antigo, ervas daninhas, árvores condenadas e fez a terraplanagem. Nesta semana foi iniciado o plantio de grama esmeralda e, em seguida, serão colocadas mudas de plantas de espécies variadas.

O novo paisagismo inclui ainda árvores nativas e palmeiras jerivá e bacuri. O presidente da Companhia, Aristóteles de Paula, destaca que os novos canteiros da praça vão respeitar o traçado original, tendo em vista que a área é um patrimônio público. “Além de compor com as árvores existentes, os canteiros ficarão mais coloridos, modernos e acessíveis aos frequentadores”, pontua.

Dentro do processo de revitalização da Praça do Cruzeiro está também a reorganização do espaço, que passará a contar com bicicletário, cinco novas áreas de convivência e parque infantil com playground. O local também receberá duas lombofaixas. Elas vão auxiliar na redução de velocidade dos veículos que transitam no entorno da praça e facilitarão o acesso da população ao novo espaço.

I8nformações de Hacksa Oliveira, da Editoria de Urbanização, e Willian Assunção, da editoria de Planejamento