A quarta edição do projeto Dignidade na Rua acontece nesta terça-feira (22/11), no Cepal do Setor Sul, em Goiânia. Os atendimentos serão realizados das 14h às 20h, com a inclusão de novos serviços, como a requisição de benefícios e aposentadoria pelo INSS e a solução de demandas junto à Caixa Econômica Federal. Quem passar pelo local ainda vai receber almoço, lanche e jantar; banho; roupas; medicamentos e vacinas. Como parte da acolhida, haverá uma programação cultural e apresentações artísticas.
Com mais serviços públicos e mais parceiros, a exemplo da Justiça Federal, o evento é preparado para atender cerca de 300 pessoas com  emissões de documentos, encaminhamentos para vagas de emprego, serviços em saúde e distribuição de refeições e de roupas. Esta edição também trará o programa Pai Presente, para reconhecimento de paternidade, orientações referentes ao Auxílio Brasil e CadÚnico, acesso a medicamentos e agendamento de consultas médicas e cirurgias.

Haverá vacinas, testes de HIV e sífilis e curativos. Demandas jurídicas,  incluindo retificação de prenome e gênero de pessoas transgênero, ficarão por conta da DPE, junto com outros serviços que ela levará. Quem for ao evento também poderá fazer três refeições, incluindo almoço, lanche e jantar, doados pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Associação Tio Cleobaldo e Ceasa. O evento será encerrado com uma programação cultural.

O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), do Ministério Público de Goiás (MPGO), estará à disposição para ajudar quem deseja encontrar algum parente em qualquer parte do país. O MPGO ainda fará a distribuição de um folheto com informações sobre diversos serviços voltados à população de rua e em condição de vulnerabilidade, como locais fixos para se alimentar, dormir e emitir documentos. E ainda, canais de denúncias de violência, meios de se obter cuidados com a saúde e serviços socioassistenciais,

Serviços disponíveis
– Segunda via de certidões  de nascimento, casamento e óbito (Seds)
– Emissão de documento de identidade (Polícia Técnica Científica)
– Vagas de emprego e cursos (Secretaria da Retomada)
– Assistência jurídica e retificação de nome (DPE)
– Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos – PLID (MPGO)
– Audiências cíveis e de família (OAB-GO)
– Programa Pai Presente (TJ-GO)
– Acesso a medicamentos e agendamento de consultas médicas e cirurgias (DPU)
– Inscrição no Auxílio Brasil e CadÚnico, requerimento de benefícios e aposentadorias junto ao INSS (JFGO – apoio CNJ)
– Demandas junto à Caixa Econômica Federal (DPU)
– Demanda junto à Justiça Federal do Estado (TJ-GO)
– Banho Solidário (ONG Banho solidário –  Paróquia N. S. Aparecida e Santa Edwirges)
– Corte de cabelo (Seds)
– Distribuição de roupas (Seds)
– Vacinas (Secretaria Estadual de Saúde)
– Testes rápidos de IST’s  (Secretaria Municipal da Saúde)
– Consultório de rua (Secretaria Municipal da Saúde)
– Entrega de preservativos e absorventes (SMDHPA)
– Benefícios socioassistenciais (Gerência de Benefícios da Prefeitura de Goiânia)
– Distribuição de lanches e marmitas (OVG, Tio Cleobaldo e Ceasa)
– Oportunidades para quem está na rua e deseja ir para a Casa da Acolhida e comunidades terapêuticas (Prefeitura de Goiânia)
– Distribuição de folhetos com informações sobre serviços voltados para população de rua, como locais onde se comer, dormir, emitir documentos, canais de denúncia de violência etc. (MPGO)
– Atividade cultural