Final de ano e uma constatação:   as doações de sangue caem de 50% a 60%., período em que há o aumento de pacientes politraumatizados, necessitando de bolsas de sangue para sua recuperação. Segundo o biomédico supervisor do Banco de Sangue do Hospital de Urgência Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Wilson Moreira Torres Junior, há uma necessidade extra, principalmente no período de 20 de dezembro até o final de fevereiro. ” No final do ano, devido as festividades e viagens de férias, acontece muitos acidentes e o Hugol é referência em atendimentos de urgência. Então a demanda aumenta muito nessa época, mas as doações diminuem. É uma conta que em sempre fecha, por isso precisamos da mobilização de toda a sociedade, principalmente nessa época”.

Como doar

Para fazer a coleta, o doador deve procurar um banco de sangue. No caso de doação no banco de sangue do  Hugol,  o horário  de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h30 e ao sábado, das 07h às 12h.

É necessário sentir-se bem e saudável;

ter entre 16 e 69 anos de idade;

ter peso acima de 50 kg e apresentar documento com foto, válido em todo território nacional. Para os idosos, é importante lembrar que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos de idade.

Doadores entre 16 e 17 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais. Pessoas em tratamento médico e dentário, que usem medicamentos, que tenham feito viagens recentemente, entre outros critérios, também serão avaliadas na ocasião da entrevista pré-doação. O procedimento também pode ser agendado pelos telefones: (62) 3270-6661 ou (62) 3270-6662.