Um dos ícones da política goiana, Iris Rezende Machado faria nesta quinta-feira,22 de dezembro, 89 anos de vida. A data será comemorada com algumas homenagens com destaque para o lançamento do documentário “Iris, 62 anos de vida pública” de autoria do publicitário Hamilton Carneiro e sanção da lei que institui o Memorial Iris Rezende Machado, no Centro Cultural Casa de Vidro.

Para fazer o documentário, Hamilton Carneiro recorreu  a vasto arquivo de fotografias, vídeos, entrevistas e  campanhas  que remontam   a uma vida política iniciada em 1958 quando Iris Rezende foi eleito vereador. Deputado estadual, governador, senador, prefeito, ministro geraram rico acervo histórico que mostram faces do desenvolvimento do estado e da capital .
O prefeito Rogério Cruz sanciona a lei, nesta quinta-feira (22/12), às 16h, a lei que institui o Memorial Iris Rezende Machado, no Centro Cultural Casa de Vidro, localizado no Jardim Goiás. O espaço contará com fotos, vídeos, textos, objetos e pertences doados pela família,  além de materiais históricos existentes na Prefeitura de Goiânia e na Câmara de Vereadores.
“Vamos homenagear  o maior  benfeitor de Goiânia, sem qualquer dúvida. As mais importantes obras da capital foram realizadas por ele, durante trajetória brilhante, em 62 anos de vida pública”, afirma o autor do projeto que cria o memorial, vereador Clécio Alves.  “A intenção é construir um espaço nos mesmos moldes e padrões do Memorial JK, em Brasília”, explica. .