O Governo do Distrito Federal deixará de atender moradores do Entorno diagnosticados com o novo coronavírus. A informação é do governador Ibaneis Rocha que disse estar “com o coração partido” ao anunciar a decisão em entrevista a Rádio CBN na manhã desta quinta feira, 14. Segundo a rádio, Ibaneis disse aos prefeitos das cidades do Entorno: “Não mandem mais as ambulâncias para cá, porque os pacientes serão devolvidos.”

Durante a entrevista, o governador justificou que as prefeituras das cidades vizinhas não vêm atuando em conjunto com o DF no que diz respeito às medidas de precaução. “Infelizmente a Secretaria de Saúde [do Estado de Goiás] não tem dado a atenção devida. O hospital de campanha [de Águas Lindas-GO], há 50 dias, não funcionou ainda, e o meu dever como eleito é cuidar da nossa população”, declarou.
“Eu digo isso de coração partido. Cada governador, cada secretaria de saúde estadual, cada secretaria de saúde municipal têm que assumir a sua responsabilidade.”

O isolamento social em cidades do Entorno tem caído ao longo das semanas. Há pouco menos de um mês, as prefeituras de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Novo Gama e Planaltina autorizaram a reabertura de bares, shoppings e restaurantes. No DF, estes estabelecimentos estão fechados desde março. Ibaneis tem a intenção de reabrir o comércio na próxia segunda (18), mas já afirmou que bares e restaurantes permanecerão fechados.

O governador Ronaldo Caiado disse lamentar “a falta de solidariedade” por parte do governo do DF e anunciou que irá repartir equipamentos para fazer frente ao pleno funcionamento de Águas Lindas.