A partir do dia 27 fevereiro, o Ministério da Saúde realiza uma ampla campanha com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19. A expectativa do Ministério da Saúde é que no dia 27 de fevereiro a vacina de reforço seja aplicada em pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Na sequência, a campanha será voltada a pessoas com idade entre 60 e 69 anos. Gestantes e puérperas serão o foco da fase 3; e profissionais de saúde serão o foco da quarta fase da campanha. Essas ainda sem data definida. O calendário foi divulgado nesta quinta-feira,26, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite, na Opas, Organização Pan-Americana de Saúde.

São dois imunizantes atualizados que contemplam sublinhagens da variante Ômicron do coronavírus e devem ser utilizados como doses de reforço contra a doença:

  • Bivalente BA1 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA1;
  • Bivalente BA4/BA5 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA4/BA5.

Dados do Ministério da Saúde apontam ainda que 68,4 milhões de pessoas deixaram de receber a primeira dose de reforço, enquanto 30,2 milhões aptos a receber a 2ª dose de reforço ainda não retornaram aos postos de saúde.

Em relação à vacinação de crianças, o ministério realizou a regularização do estoque de vacinas com 8,5 milhões de doses da Pfizer baby (para crianças de 6 meses a 3 anos) e de 9,2 milhões de doses pediátricas da Pfizer (para crianças de 5 a 11 anos), além da compra de 2,6 milhões de doses da Coronavac.

Com informações da CBN e Agência Brasil