O número crescente de descarte de entulhos clandestinos nas vias públicas fez que a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), responsa por este serviço, emitisse sinal de alerta sobre riscos para  saúde pública e  punições para infratores. Deixar esses materiais nas vias públicas é crime contra o meio ambiente e resulta em problemas ambientais e de saúde pública, principalmente na época de chuvas.

A Comurg contabiliza mensalmente a retirada de cerca de  50 mil toneladas de entulhos das vias. Em  2022 foram recolhidos 600 mil toneladas de entulhos clandestinos das vias públicas. Os resíduos englobam, na maioria das vezes, restos de construção civil, móveis, animais mortos, galhadas de árvores e lixo doméstico que são jogados em canteiros, lotes baldios, calçadas, praças e demais logradouros públicos.

Para evitar que mais resíduos sejam lançados às ruas, a Prefeitura dispõe de cinco ecopontos que funcionam todos os dias da semana entre às 07h e 22h, exceto a unidade São José, que fecha às 19h. São eles: Ecoponto Guanabara; Ecoponto Faiçalville; Ecoponto Jardim São José; Ecoponto Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste.

Para os móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, os munícipes podem acionar o Cata-Treco, pelo WhatsApp (62) 98596-8555, que atende mediante agendamento prévio. Todo material recolhido é encaminhado para as 13 cooperativas cadastradas pela prefeitura.

Já se o resíduo for produzido em casa, como sobras de comida e lixo do banheiro, a Comurg faz a coleta orgânica em toda cidade, conforme cronograma pré-estabelecido e divulgado no site da Prefeitura. Paralelamente, a coleta seletiva recolhe alumínios, plásticos, vidros e papel com cronograma fixado também no site.

Educação ambiental –A Comurg conta com equipes que orientam quanto às boas maneiras de descarte de resíduos. Os agentes percorrem ruas e avenidas e explicam sobre a forma correta de dispor do lixo, horários, locais apropriados, e funcionamento dos ecopontos, da coleta orgânica, seletiva e Cata-Treco.

Ainda, é feito alerta sobre os danos causados às vias públicas, ao meio ambiente e suas penalidades. Para o atendimento e fazer denúncias, a população pode acessar a Companhia, por meio do teleatendimento 3524-8555 e WhatsApp (62) 985968555.