A campanha de vacinação bivalente contra a covid-19 em Goiás será  aberta nesta segunda-feira, 27. O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação. No total, Goiás recebeu mais de 226 mil doses da Pfizer bivalente, único imunizante atualizado e aprovado pela Anvisa.

Serão distribuídas 226,8 mil doses para iniciar a primeira fase da vacinação nos 246 municípios goianos.  A campanha foi dividida em cinco fazes. Na primeira estão incluídas pessoas com 70 anos ou mais, além de pessoas vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos. Tudo isso a partir do dia 27 de fevereiro.  Já no dia 6 de março, começa a imunização de pessoas de 60 a 69 anos; no dia 20 de março começa gestantes e puérperas e no dia 17 de abril começa os trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência, presos a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Lembrando que só pode tomar a vacina bivalente quem tiver sido imunizado com pelo menos duas doses e a última dose ter que ter sido administrada há, no mínimo, quatro meses.

Por enquanto, a vacina bivalente não vai estar liberada para população em geral, apenas para esse grupo que é mais vulnerável ao vírus. A depender da adesão o Ministério da Saúde pode liberar outros grupos, como aconteceu com a Pfizer Baby. A superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, destacou a eficácia de todos os imunizastes usados atualmente no país e que é importante que grupos prioritários se vacinem.

Flúvia ainda destaca que mais de 1 milhão de goianos não tomaram nenhuma dose da vacina contra a Covid e pede que a população se conscientize e procure os postos de vacinação.

Veja as fases:

FASE   DATA GRUPO PRIORITÁRIO
1 A partir de 27 de fevereiro Pessoas de 70 anos e mais; pessoas vivendo em Instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; população indígena, quilombolas e ribeirinhos também a partir de 12 anos.
2 A partir de 6 de março Pessoas de 60 a 69 anos de idade
3 A partir de 20 de março Gestantes e puérperas
4 A partir de 17 de abril Trabalhadores da saúde
5 A partir de 17 de abril Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos de idade; população privada da liberdade a partir de 18 anos de idade; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas menores de 18 anos de idade; funcionários do sistema de privação de liberdade.