A partir de hoje, 1º e  até o dia 31 de março, acontece o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país. A negociação deve ocorrer diretamente nas instituições credoras.

Cerca de  65,19 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em janeiro de 2023, de acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Chama a atenção, na pesquisa, o número de jovens negativados: mais de 15 milhões na faixa etária de 18 a 29 anos estão nessa situação. O endividamento também é elevado entre pessoas acima de 65 anos (6,7 milhões).

A negociação contemplar pessoa que tenha dívidas em atraso contraídas junto a bancos e financeiras que não estejam atreladas a bens dados em garantia. Caso você esteja superendividado/a, ou seja, impossibilitado de quitar e manter a sua subsistência ou a de sua família, a orientação é procurar o Procon mais próximo e pedir orientação. O Mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento.

Podem ser negociadas a  qualquer dívida em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis). Exemplos de dívidas que podem ser negociadas: cartão de crédito, crédito consignado, cheque especial, empréstimo pessoal e demais modalidades de crédito. Não serão aceitas negociações de contratos que estejam com as parcelas em dia.

A negociação também poderá ser feita pelo portal Consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos. Épossível acessar o portal  usando a sua conta Gov.br prata ou ouro. Os Procons estarão a postos durante todo o período do Mutirão para dar apoio às pessoas que encontrarem dificuldades para negociar com as instituições financeiras e àquelas que estão superendividadas.