O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha anunciou o funcionamento das feiras especiais, no município, para a próxima semana. A decisão foi tomada após reunião com feirantes, realizada por videoconferência. Na reunião, que contou com a participação de 48 feirantes o prefeito informou como será esse processo de reabertura, que também fará parte do projeto de escalonamento por macrorregião, que está sendo discutido e elaborado pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus.

“Não há uma fórmula de bolo para poder conter o Coronavírus. Por isso resolvi ouvir a todos para que juntos chegássemos a um consenso com relação à melhor forma de agir pensando na saúde da população e também da nossa economia. E os feirantes são parte importante da nossa economia e por isso estamos aqui hoje anunciando o retorno das feiras especiais, mas com regras”, disse.

Ainda nesta semana, a prefeitura irá chamar representantes da feiras especiais para explicar a reabertura e as regras de funcionamento. Mendanha, no entanto, fez um aviso: “Não adianta eu liberar hoje e amanhã tivermos uma alta contaminação do vírus e precisar fechar tudo. Por isso peço que todos sejam responsáveis e se atentem às regras estipuladas pelas autoridades da Saúde”.

Aparecida conta hoje com 123 leitos de UTI e Semi-UTI para tratamento específico da Covid-19, além de 50 leitos para outras doenças. A prefeitura ampliou os testes para identificar as pessoas contaminada,s de 15 semanais para 300 e agora para 300 diários com o drive-thru.

Segundo esclareceu o prefeito explicou, o gatilho para o possível fechamento de todo o comércio da cidade é o de ocupação de leitos e pediu a compreensão de todos para obedecer às regras de saúde e higiene. “O escalonamento é hoje uma das medidas que tomaremos para evitar o pior, ou seja, que faltem leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 em nossa cidade”.