De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 6 mil novos casos dessa doença são registrados todos os anos. Segundo o urologista do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol),  Luis Fernando Bastos Ribeiro, como o rim é um órgão localizado profundamente na barriga, os sintomas mais intensos e possibilidade de palpação do câncer só ocorrem quando a doença está mais avançada.

“Muitos casos só são descobertos já em metástase. Os sintomas do câncer renal podem incluir dor na parte lateral da barriga e sangramento na urina. A melhor forma de prevenção é manter hábitos saudáveis, não fumar, praticar exercícios, controlar o peso e a pressão arterial. Para
pacientes que realizam hemodiálise ou que sofrem com síndromes genéticas, o acompanhamento médico regular é indispensável para a detecção precoce do câncer”, afirma.

O câncer de rim representa cerca de 3% das neoplasias malignas (células que crescem desordenadamente e que causam metástase) em adultos, sendo mais frequente nos homens e na faixa etária de 50 a 70 anos. O Hugol realiza anualmente quase 8 mil atendimentos urológicos, entre eles pacientes com problemas nos rins destacam-se.

Pessoas com histórico de doença renal na família, hipertensos, pessoas com sobrepeso e fumantes, são considerados grupo de risco para o desenvolvimento de algum tipo de câncer nos rins. Quem fuma têm duas a três vezes mais risco de sofrer com essa doença, uma vez que as toxinas do cigarro são absorvidas pelos pulmões e carregadas pela corrente sanguínea até os rins, sobrecarregando o sistema de filtragem.