A Secretaria de Saúde de Aparecida a faz um alerta para que os grupos prioritários compareceram nos postos de vacinação sem perder tempo para evitar doenças, agravamentos e internações. Em todos os 35 postos de vacinação espalhados pela cidade, a  vacinação contempla os grupos prioritários contra a covid-19 com o imunizante bivalente da Pfizer e também segue imunizando o público alvo contra a influenza (Gripe). Com baixa adesão, especialmente no público infantil, e com o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por influenza nas últimas semanas em todo o Estado, a SMS convoca a todos que estão aptos a receber a proteção para que o façam o quanto antes.
A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro,  destaca que neste ano a vacinação contra a influenza está diferente, contemplando de uma só vez todos os grupos prioritários por causa do aumento de casos das síndromes gripais que atacam até mesmo se confundindo com a covid-19. “Nesse aspecto, continuamos reforçando o chamamento para as crianças. O público infantil continua com baixa adesão à vacinação e temos intensificado o trabalho de informação para os pais porque ainda percebemos muitos deles receosos em relação à vacina. Nós garantimos que as vacinas são seguras, efetivas e é vital que as crianças sejam protegidas nesse momento”, reforça ela.
 Quem pode tomar as vacinas
Para receber o reforço com a bivalente, além dos indivíduos com comorbidades, estão aptas para a vacinação pessoas acima de 60 anos; Gestantes e puérperas; Imunocomprometidas a partir de 12 anos; Indígenas, quilombolas e população ribeirinha a partir de 12 anos; Trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos. É necessário também já ter recebido duas doses de vacinas contra a covid-19 há quatro meses e apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF, e, se possível, o cartão de vacinação. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável. Pessoas com comorbidades não precisam comprovar com documentos a situação, sendo suficiente a autodeclaração.
Já quem pode receber a vacina contra a gripe são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Comorbidades
O grupo prioritário de comorbidades contempla pessoas com diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca; cor-pulmonal e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; doença renal crônica; hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; obesidade mórbida; síndrome de down e outras síndromes genéticas; ou doença hepática crônica.
Locais de vacinação
As vacinas bivalente da Pfizer e contra a influenza estão disponíveis em todos os 35 postos de imunização da cidade. Confira:
UBS Andrade Reis; UBS Colina Azul; UBS Jardim Riviera; UBS Independência Mansões; UBS Jardim Florença; UBS Tiradentes; UBS Veiga Jardim; UBS Papillon Park; UBS Mansões Paraíso; UBS Bairro Hilda; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Bairro Cardoso; UBS Delfiore; UBS Jardim dos Ipês; UBS Alto Paraíso; UBS Bandeirantes; UBS Caraíbas; UBS Garavelo Park; UBS Campos Elísios; UBS Bairro Independência; UBS Boa Esperança; UBS Anhambi; UBS Rosa dos Ventos; UBS Jardim Paraíso; UBS Jardim Olímpico; UBS Parque Trindade; UBS Santa Luzia; UBS Bela Vista; UBS Nova Olinda; UBS Retiro do Bosque; UBS Cândido de Queiroz; UBS Vila São Pedro; UBS Santo André; Central de Imunização e Maternidade Marlene Teixeira.
Horário de funcionamento
A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.
Vacinação para a população em geral
Além da vacina bivalente para grupos prioritários, Aparecida segue imunizando toda população contra a covid-19 com imunizantes monovalentes. A vacinação de adolescentes, adultos e idosos ocorre nos 36 postos citados acima. Crianças de 6 meses a 12 anos são vacinadas na Central de Imunização; Maternidade Marlene Teixeira; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do Cruzeiro do Sul; Santa Luzia; Bairro Cardoso; Veiga Jardim; e Bandeirantes. Não é necessário agendar o serviço.
A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, lembra que a vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do calendário nacional: “inclusive, pode ser aplicada junto com a vacina bivalente contra a covid-19. As duas podem ser aplicadas simultaneamente”.