Os primeiros relatos do skate remetem à década de 60, na Califórnia. Entediados diante de um mar sem ondas, surfistas locais resolveram trocar as águas pelo asfalto e, então, colocaram rodas de patins em uma prancha de madeira. Assim surgiu o sidewalk surf (surf de calçada, em tradução livre). Considerado esporte radical, a modalidade. Muitas crianças começam no skate aos 5 ou 6 anos, e cada vez mais as meninas e mulheres se dedicam ao esporte e conquistam lugares de destaque.

Diante do interesse percebido na comunidade, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou hoje,14, as obras de implantação da Pista de Skate, no Parque das Nações. Essa é a primeira pista lançada este ano  numa sequência de três que serão feitas. O empreendimento esportivo será construído na Avenida das Nações  em uma área de mais de 1,4 mil metros quadrados, composto por quarter pipe, pirâmide, spine gap, refletores, palco manual, arquibancada, rampas, bowl e um estacionamento.
O valor orçado da obra é de R$ 509,5 mil, sendo R$250 mil oriundos do Governo Federal, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Professor Alcides (PL), e 259,5 mil de contrapartida da Prefeitura.
“O skate é um esporte olímpico. Atrai principalmente o público jovem. Essa é a primeira pista deste ano que estamos construindo numa sequência de três que serão feitas. Aqui era só mato e hoje é um grande momento que a prefeitura lança uma obra para promover o esporte. Aqui será um complexo esportivo e que vai agregar benefício para a região, principalmente para contemplar os jovens”, afirmou.