Com o propósito de que sejam plantadas mil mudas de espécies nativas do Cerrado em cada um dos 246 municípios goianos, a quinta edição da Virada Ambiental da Assembleia Legislativa de Goiás foi lançada nesta segunda-feira, 5, coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente. Por iniciativa da Universidade Federal de Goiás (UFG), o evento ocorre desde 2019 e já foi responsável por incentivar o plantio de milhares de mudas.

A Virada Ambiental carrega o desafio da conservação do Cerrado e do aumento da qualidade ambiental em Goiás. Segunda maior região biogeográfica da América do Sul e formação savânica mais biodiversa do mundo, o Cerrado ocupa cerca de 25% do território brasileiro e preocupa pelo desmatamento que vem sofrendo, cujos dados anuais por estado podem ser conferidos no site  do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O Virada Ambiental é uma ação de mobilização da sociedade para fomentar o plantio de espécies vegetais nativas, visando o resgate da biodiversidade e a recuperação dos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas.

O projeto busca conscientizar a todos sobre a degradação dos biomas, que traz graves consequências para o meio ambiente e para o ser humano. A vegetação tem o poder de capturar o carbono da atmosfera, principal responsável pelo efeito estufa, e, além disso, regula o fluxo de água, os níveis dos lençóis freáticos, controla a temperatura e a qualidade dos solos e contribui para a conservação da diversidade biológica.