A  Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) da capital, realizará, nesta quarta-feira (21/06), às 9h, o início do  programa ‘SOS Árvores’, que será uma ação continuada para retirada de concretagem de exemplares arbóreos na capital.
Na prática, técnicos da Amma retirarão, com a utilização de serra mármore, ferramenta utilizada no corte do concreto, parte do calçamento que gera o estrangulamento das árvores e, consequentemente, sua queda. A atividade tem como objetivo salvar as árvores das calçadas que estão sendo estranguladas por concreto, o que pode ser considerado um crime ambiental. A ação terá início na Rua 55, esquina com Avenida Contorno, no Centro de Goiânia, onde há uma mangueira em situação de estrangulamento.
“Vamos criar uma área permeável em volta do tronco dessas árvores, o que permitirá que as raízes recebam mais água e nutrientes e, assim, acompanhem o crescimento da copa”, explica o superintendente de Gestão Ambiental e Licenciamento da Amma, Ormando Pires.
Segunda a agência uma vez sufocadas, a capacidade de fixação das árvores é prejudicada, o que pode ocasionar a queda e, consequentemente, colocar em risco a vida das pessoas, como também gerar danos materiais a imóveis ou carros. Na prática o SOS Árvores busca gerar bem-estar ambiental na cidade, haja vista que “as árvores atuam no aumento da umidade do ar, produzem oxigênio, geram sombra, diminuem a poluição, e ainda fornece abrigo a muitas espécies de animais”, afirma o presidente da Amma, Luan Alves.
A ação da Prefeitura de Goiânia tem também a finalidade de envolver as pessoas na proteção das árvores de suas casas, o que resulta em benefícios ambientais e sociais para todos os cidadãos da capital, principalmente àqueles moradores que possuem uma árvore em sua calçada.
A Ação do ‘SOS Árvores’ faz parte das políticas públicas de arborização, por meio do Programa Disque-Árvore, que faz o plantio de árvores  considerando os aspectos das calçadas, como fiação, encanação, largura e entradas de garagem. O morador pode solicitar o plantio gratuitamente, por meio do preenchimento de um formulário no WhatsApp: (62) 9639-7495.