A mais tradicional festa de carreiros do Brasil foi encerrada na manhã deste sábado (24/06), em Damolândia, durante cerimônia de missa campal que abençoou os fiéis que partem para a festa de Divino Pai Eterno, em Trindade. Centenas de carros de boi e seus condutores se reuniram para dar início a romaria, que dura cerca de 3 dias e que mantém viva a cultura e a memória de uma das maiores tradições goianas. A celebração foi feita pelo padre Cândido Rodrigues Oliveira Netto e o bispo auxiliar da Arquidiocese de Anápolis, Dilmo Franco de Campos.

“Os carreiros são os verdadeiros guardiões dessa cultura. Essa demonstração está em se unirem para celebrar sua devoção e o simbolismo da força do homem do campo, que com seus animais caminham por dias até a festa do Divino Pai Eterno”, evidenciou o  governador em exercício, Daniel Vilela, logo que chegou a Damolândia para participar da celebração.

Daniel ainda aproveitou a oportunidade para ressaltar o compromisso do governo estadual com a cultura goiana “É uma alegria muito grande participar dessa missa que representa muito para nossa tradição. Esse é um evento que possui o reconhecimento do Governo de Goiás, pois o governador Ronaldo Caiado tem feito todos os esforços possíveis para amparar as festividades culturais e religiosas de nosso estado, especialmente neste momento tão especial, que é a romaria de Trindade. Essa é uma referência de festa religiosa de nosso estado”, apontou.

O evento atraiu não apenas os moradores de Damolândia, mas também visitantes de outras cidades e turistas que buscam vivenciar a cultura e aprender sobre as tradições goianas. O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, apontou que a cidade possui uma riqueza cultural que precisa ser defendida. “A  devoção dos carreiros é simbólica. O Legislativo goiano tem apoiado as ações que visam manter viva essa tradição. Parabéns pela fé e pela belíssima celebração festiva”, ressaltou.

O encontro dos carreiros de Damolândia é uma celebração da identidade local, uma homenagem preservada que manteve viva a memória da vida rural e uma oportunidade para que as gerações mais jovens apreciem e valorizem as tradições. Os carros de boi, cuidadosamente ornamentados com fitas e flores, são exibidos com orgulho e respeito. A festa oportuniza momentos de confraternização, onde as histórias são compartilhadas e as experiências são trocadas.