O Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) definiu pela pavimentação e restauração de várias rodovias goianas: a  restauração da GO-080 e da GO-040, e a pavimentação da GO-319. O Conselho Gestor definiu também pela elaboração de estudos de viabilidade técnica e a elaboração dos projetos de engenharia para outros seis trechos da malha viária, na região Sudoeste. As deliberações foram tomadas  na reunião desta segunda-feira (26/06), e elevam para R$ 416 milhões os recursos com destinação já definida.
Duas obras aprovadas nesta segunda-feira (26/06) terão início imediato: as restaurações de 42,2 quilômetros da GO-080, de Barro Alto e Goianésia, e de 43 quilômetros da GO-040, de Bom Jesus ao distrito de São Domingos, em Goiatuba, segmento conhecido como “cinturão da cana”. Já a GO-080 fica numa região que concentra o setor agroindustrial, com usinas de açúcar, álcool e energia, além de indústrias de transformação (metal).
A terceira intervenção é a pavimentação de 35 quilômetros da GO-319, de Castelândia a Denislópolis, distrito de Quirinópolis, cujo projeto executivo está em análise técnica pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). Essa obra é estratégica para o escoamento da produção local, ao interligar a rodovia à GO-206 e à BR-452, que conectam o Sul de Goiás ao Sudeste brasileiro.
A definição das rodovias incluídas nas propostas para receberem investimentos do fundo na contração dos projetos de engenharia, que foi realizada por entidades ligadas à Organização das Cooperativas do Brasil – Goiás (OCB Goiás). “Mais de 50% da produção do agronegócio passa pelo cooperativismo e eu pedi para as cooperativas elencarem suas demandas mais prioritárias”, explicou o presidente da OCB Goiás e integrante do Conselho Gestor do Fundeinfra, Luís Alberto Pereira.
As propostas aprovadas preveem investimento na contratação de projetos para pavimentação de mais seis trechos rodoviários: GO-341 (entre o trevo da GO-465 até a BR-158), GO-220 (entre o trevo da 40 até Perolândia), GO-194 (do trevo do rio Matrinchã até Ponte Branca), GO-461 (entre o trevo do rio Matrinchã até GO-221, de Mineiros à divisa com MT), GO-050 (entre Palmeiras de Goiás e Palminópolis) e para a duplicação da GO-174 (no trevo da GO-210, sentido BR-060).
Além dos conselheiros, participaram da reunião deputados e prefeitos das regiões beneficiadas pelas propostas apresentadas ao Conselho do Fundeinfra. Prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula argumentou quee a pavimentação da GO-319 vai beneficiar mais de 200 mil goianos no Sudoeste, encurtando o trajeto da minha cidade para Goiânia em 70 quilômetros interligando usinas e propondo o desenvolvimento do agronegócio e do turismo.
O prefeito de Palmeiras de Goiás, Vando Vitor, defendeu o investimento na contratação de projeto executivo para a pavimentação da GO-050, que liga seu município a Palminópolis. “Essa rodovia está numa região que contribui muito com o PIB do Estado, somos a sétima cidade em exportação do Estado, e os produtores vão ficar imensamente felizes com sua aprovação pelo conselho”, apontou.