A região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, vai ser o cenário de um encontro que vai reunir povos indígenas de todas as regiões do país:  A Aldeia Multiétnica que vai até 14 de julho e esta que é a 15 ª edição reúne povos indígenas e promove oficinas de cantos, comidas e pinturas tradicionais. O evento ocorre em uma área de preservação ambiental do cerrado, a 20km de Alto Paraíso de Goiás (GO), no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Lançada em 2007, tornou-se um ponto de encontro entre diferentes povos indígenas, e entrou no calendário anual de representantes de muitas etnias.   Cerca de dez povos indígenas participam do encontro: Fulni-ô (PE), Kariri Xocó (AL,DF), Xavante (MT), Alto Xingu (MT), Guarani Mbyá (SC), Kayapó Mebêngôkré (PA/MT), Krahô (TO), Karajá (MT,TO), Huni Kuin (AC) e Yawanawá (AC). Temas como a importância da demarcação de terras indígenas, segurança alimentar e proteção da biodiversidade serão discutidos.

Cada dia uma etnia realiza uma festa tradicional. As celebrações começam no amanhecer e vão até o início do próximo dia, quando o comando da Aldeia passa para outro povo. Uma programação que preenche os dias, tardes e noites com apresentações culturais, rodas de conversa e palestras, mas também com tempo livre para conversas ao pé da fogueira, reflexões, descanso nas redes e banhos de rio.

Além do evento anual realizado no mês de julho e das vivências esporádicas que acontecem em determinados meses, a Aldeia Multiétnica também está aberta para receber grupos, cursos, palestras e imersões. Temos uma hospedaria aberta o ano todo, com quartos duplos e triplos, café da manhã e opções de refeições. Nossos hóspedes têm a vantagem de contar com o acesso ilimitado, enquanto estiverem hospedados, a uma prainha exclusiva da Aldeia no Rio Couros, além das cachoeiras Almécegas I e II.

Os ingressos podem ser comprados na portaria ou em nosso ponto-de-venda em Alto Paraíso (na Loja da Aldeia, localizada na avenida principal, em frente ao CAT – Centro de Atendimento ao Turista), a R$ 100 (turistas) e R$ 50 (moradores mediante apresentação de comprovante na entrada).