Começa nesta sexta-feira, 28,  os Jogos Mundiais Universitários de Verão que acontece na China. A delegação brasileira conta com 150 atletas em 11 modalidades, A abertura do evento terá 10 mil atletas de 150 países.  Esta é a  31ª edição que estava marcada para 2021, a competição também precisou ser adiada devido à pandemia da covid-19. No evento – anteriormente chamado de Universíade – o Brasil terá atletas do atletismo, basquete, badminton, judô, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e wushu.

 

Bandeiras com o logotipo dos 31º Jogos Mundiais Universitários da Fisu decoram as estradas; Rongbao, a mascote da competição de Chengdu, está por toda parte nas ruas; ônibus e metrôs decorados com imagens de pandas estão ocupados transportando pessoas, muitas delas estrangeiros sorridentes e jovens carregando brinquedos de pandas.

 

Chengdu, capital da província de Sichuan, no sudoeste da China, e uma cidade icônica do oeste conhecida por sua energia e diversidade, está em pleno vapor para dar as boas-vindas aos visitantes de todo o mundo. a cerimônia de abetura tem a presença confirmada do presidente chinês, Xi Jinping, para anunciar a abertura do evento.

 

A Universíade de Chengdu, que será realizada de 28 de julho a 8 de agosto, contará com 269 eventos em 18 esportes. A delegação chinesa, composta por mais de 700 pessoas, sendo 411 atletas de mais de 100 universidades em 25 regiões provinciais, participará de todos os 18 esportes dos jogos.  Atletas de muitos países e regiões já chegaram a Chengdu cheios de empolgação em visitar a China e de expectativas de melhor desempenho no evento. Os Jogos Mundiais Universitários colocam o atleta muito próximo de uma medalha olímpica, de uma grande conquista internacional