Acontece neste sábado (19/08),  o Dia “D” do Meu Pai Tem Nome, iniciativa  da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). Neste ano, os atendimentos concentrados para o reconhecimento de paternidade e filiação extrajudicial acontecerão em todos os municípios onde a DPE-GO possui unidades fixas – Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade e Inhumas.  Ao todo, 257 famílias se inscreveram para o evento.

O projeto, que nasceu no estado de Goiás, se tornou nacional em 2022, quando foi realizada a primeira edição do Dia “D”, por todas as Defensorias Públicas do país. O objetivo do Meu Pai Tem Nome é realizar, de forma extrajudicial, o reconhecimento de paternidade/filiação, inclusive com a realização de exame de DNA, quando necessário, de forma gratuita.

Em Goiás, a DPE-GO conta com a parceria da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) para a disponibilização desses exames e para garantir que as famílias que necessitem do recebimento de benefícios sociais sejam encaminhadas para o atendimento. E, nesta edição, o evento também tem a parceria da Unialfa, que cede o espaço para a realização do evento na capital e que, em conjunto com as defensoras e defensores públicos, seu Núcleo de Práticas Jurídicas irá atuar nos atendimentos.

Hoje acontece as sessões de mediação. Em Goiânia a ação segue até as 18 horas, na Faculdade Unialfa (Av. Perimetral Norte, nº 4129 Vila João Vaz). Em Aparecida de Goiânia, das 8 às 18 horas, na Unidade da DPE-GO (Av de Furnas, Setor Araguaia). Em Anápolis será na Unidade da DPE-GO (Av. Pinheiro Chagas, Quadra 11, Lote 49, 43, Bairro Jundiaí), das 8 às 17 horas. Em Inhumas será na Unidade da DPE ( Rua Tóquio, Qd. 1, Lt. 13, Residencial Watanabe), das 8 às 12 horas. Em Trindade será das 8 às 13 horas, na unidade da DPE-GO localizada na Praça Constantino Xavier, no Centro.