A  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza a 4ª edição do programa “Intensifica Saúde Goiânia”, nesta quarta-feira (30/8), com objetivo de fortalecer os serviços de Atenção Primária em Saúde. A iniciativa que visa à promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos da Capital tem demonstrado impacto positivo nas suas edições anteriores, com mais de 15.816 atendimentos.

Das 8h às 17h, 79 unidades de saúde, incluindo 53 Unidades de Saúde da Família (USFs) e 26 Centros de Saúde (CSs), abrirão suas portas para oferecer uma gama diversificada de serviços. Além de consultas médicas e odontológicas, os pacientes terão acesso à vacinação, exames laboratoriais, como o de hemoglobina glicada para pacientes diabéticos, e orientações sobre a importância da continuidade dos tratamentos e da atualização dos registros médicos.

A ação foca em grupos como as gestantes, que necessitam de um acompanhamento adequado de pré-natal, mulheres entre 25 e 64 anos que não fizeram exame citopatológico nos últimos três anos, pacientes diagnosticados com hipertensão e diabetes que não tiveram consulta nos últimos seis meses, além da atualização do cartão de vacinas, especialmente para crianças.

Dentre as vacinas disponíveis, destaca-se a imunização para crianças de 2 meses a 1 ano de idade, incluindo a Pentavalente, que protege contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e a bactéria haemophilus influenzae tipo B, e a VIP, que protege contra a Poliomielite Inativada.

Em três edições anteriores, o programa já proporcionou mais de 15.816 atendimentos nas unidades de Saúde da Família e nos centros de Saúde. Na terceira edição, realizada na última quarta-feira (23/8), o programa registrou 892 atendimentos na Região Sudoeste, 873 na Região Oeste, 770 na Região Leste, 1.072 na Região Norte, 591 na Região Campinas/Centro e 1.074 na Região Noroeste.

A ação é coordenada pela Diretoria de Atenção Primária e Promoção da Saúde (Dapps) da Superintendência de Gestão de Redes de Atenção à Saúde. Com a participação de enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas, agentes comunitários de saúde e diversos outros profissionais, o programa reforça o compromisso da Prefeitura de Goiânia em oferecer cuidados de saúde de alta qualidade e acessíveis à população, abrangendo um amplo espectro de necessidades médicas e promovendo um impacto positivo na saúde da comunidade.