Goiânia será palco de mais uma edição da Taça das Favelas, evento aberto oficialmente na noite desta segunda-feira, 11,  no Centro de Convenções da PUC-Goiás e que reuniu representantes de todas as equipes para os sorteios das chaves. O torneio contará com a participação de 58 equipes do masculino e 16 do feminino. O encerramento do torneio será no Estádio Antônio Accioly. Taça das Favelas também contempla a disputa feminina, com mais de 30 equipes participando. Reconhecendo o crescente interesse pelo futebol feminino no Brasil, a competição oferece às meninas uma plataforma competitiva e visibilidade para demonstrar seu talento.

A competição, organizada pela Central Única das Favelas (Cufa), é reconhecida em todo o país e serve como uma oportunidade para juventude das periferias mostrarem seu talento e paixão pelo futebol. Ao longo de três meses, o torneio oferece uma estrutura profissional, proporcionando visibilidade aos jovens atletas que muitas vezes não têm acesso a competições estruturadas. Além disso, a Taça das Favelas serve como vitrine para que olheiros de times profissionais.

A prefeitura da capital investiu cerca de R$300 mil por meio de emendadas parlamentares. O evento ainda reuniu apoiadores do projeto, personalidades esportivas e autoridades do estado. “A atual gestão acredita no esporte como ferramenta 1de transformação social, disse o prefeito Rogério Cruz. “Quem sabe por meio dessa iniciativa não surge um campeão nacional do torneio”, acrescentou.  “Queremos fazer de Goiás o Estado dos esportes”, enfatizou o vice-governador , Daniel Vilela que representou o governador Ronaldo Ciado no evento.

Um exemplo inspirador para os jovens que disputam a Taça das Favelas é o de José Efessoney, que participou da competição no ano passado e agora integra o elenco sub-20 do Goiás Esporte Clube. Nacionalmente, também temos casos de sucesso, como o zagueiro e capitão do Vila Nova, Rafael Donato, o jovem atacante Ronald Barcelos do Grêmio e o meia Patrick de Paula, atualmente no Botafogo,, todos ex-participantes desse torneio.