As famílias da classe C, que ganham entre R$ 5,2 mil e R$ 13 mil mensais, gastam em média um terço dos rendimentos com alimentação, segundo pesquisa divulgada em abril deste ano pelo Instituto Locomotiva. Para as famílias com rendimentos entre R$ 1,3 mil e R$ 5,2 mil, classificadas como classes D e E, mais da metade do dinheiro recebido mensalmente (50,7%) é gasto com comida.

Com o objetivo de ajudar as famílias brasileiras a terem qualidade na mesa sem aumentar os gastos, uma empresa de laticínios de Goiás promove a elaboração de receitas  com um orçamento máximo de R$ 20, em parceria com os influenciadores goianos Fabrizio Vilarinho, do perfil culinário Los Porpetas, e Vandin Duarte, do “Enquanto Isso em Goiás.”

Em seus perfis no instagram, os influenciadores estão convidando seus seguidores a apresentarem suas receitas e estão indo pessoalmente conferir o modo de fazer na casa dos selecionados. Desde 13 de setembro, as visitas já começaram e é possível acompanhar o modo de fazer das receitas nos stories dos influenciadores – @losporpetas e @enquantoissoemgoias. Eles também irão postar os registros nos destaques.

No cardápio, estão previstas a exibição das receitas de fettuccine ao molho branco, biriba, docinho de leite ninho, pudim de maracujá, pão italiano artesanal com creme cheese caseiro e batata recheada com ragu de linguiça e bacon.  Ao todo, serão 10 receitas reproduzidas, sendo quatro transformadas em vídeo com o passo a passo.

Em todas as receitas divulgadas nas redes sociais, terá a curadoria de Kalenia Lima, que é educadora financeira e mestre em economia, e irá conferir se as receitas de fato obedeceram o critério de custo. Ela também participará de um live com os influenciadores para dar dicas de economia doméstica para quem faz comida em casa, até o final do mês.

Fabrizio e Vandin, selecionarão os três melhores pratos, que serão submetidos a um júri especializado de jurados no dia 2 de outubro. Após degustação e avaliação, a banca avaliadora, definirá a classificação do primeiro, segundo ao terceiro colocado, com premiação respectivamente de  R$1.000 e um super kit Marajoara; R$500 e um kit Marajoara; e R$ 250, um kit Marajoara e um kit do Empório  Isso s.

De acordo com Tauhana Porto, responsável pelo marketing da Marajoara, a ideia da campanha veio com o objetivo de incentivar a criatividade usando poucos recursos. “Sabemos que hoje em dia todo mundo está querendo economizar, e a Marajoara quer incentivar isso. Iremos promover uma oportunidade para que as pessoas criem uma receita deliciosa para a família e amigos gastando R$20 reais. Além disso, todas as receitas produzidas serão expostas e divulgadas em nossas redes sociais, para que outras pessoas também venham reproduzi-las”.